Sergio Vale: a reforma mais esperada pelos economistas é a tributária

Para o especialista CNN em economia, próximo governo deve investir nas reformas

Isabela Filardida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Especialista CNN em economia, Sergio Vale, falou nesta terça-feira (22) a respeito da reforma tributária, que deve ser a principal discussão no Congresso no próximo ano.

Para Vale, o ano de 2021 foi difícil na política fiscal por conta da quebra da regra do teto de gastos, no segundo semestre, e da discussão da (Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

Em 2022, há discussões igualmente complicadas, como a PEC dos Combustíveis, que, segundo o especialista, “provavelmente um gasto adicional vai ser colocado na conta do governo federal este ano”.

“O problema da política fiscal ainda em 2022 é que há uma dívida elevada, e a expectativa é de que essa dívida fique em torno de 84% do PIB”, explica o economista.

 

Vale acredita que, por conta disso, “devemos ter um cenário fiscal no final do ano bastante complicado para o político que assumir no ano que vem”.

De acordo com sua explicação, a estrutura de gastos continua demandando reformas e será necessário continuar pensando em como fazer uma reforma administrativa em 2023. A mais esperada por parte dos economistas é a reforma tributária.

“Há boas reformas encaminhadas na Câmara e no Senado e elas precisam caminhar ano que vem, seria a melhor coisa que o próximo governo poderia dar”.

Mais Recentes da CNN