Sergio Vale: População vai votar olhando para renda baixa e desemprego elevado

Para o Especialista CNN em economia, o Brasil deve ter crescimento afetado por conta do atual cenário econômico

Pedro Zanattada CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O Especialista CNN em economia Sergio Vale comentou, nesta terça-feira (1º), sobre o cenário econômico do país e avaliou a atuação do Banco Central (BC) para conter a inflação.

Vale afirmou que o BC não tem muitas alternativas quando o tema é a elevação dos preços. “A inflação vai continuar acelerada. O índice deve atingir, mesmo com todo o esforço do BC, algo em torno de 6%. Logo, a Selic deve subir para algo próximo de 12%.”

No entanto, o economista pontua que “o contexto que temos afeta o crescimento, mas a alternativa é muito pior”. “Se o BC não seguisse esse caminho e tivesse sinalizado uma decisão mais política o cenário seria mais catastrófico”, afirmou.

Para o Especialista CNN, as perspectivas para o restante do ano não são das mais otimistas. Ele avalia que, ao observarmos os três últimos anos, “estamos falando de uma inflação em torno de 20% acumulada”.

Por fim, Vale traçou aspectos que os eleitores devem observar neste ano de eleições. “A população que vai votar em outubro, estará olhando para uma renda mais baixa, um desemprego ainda elevado e uma situação difícil pela frente”, concluiu.

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN