SpaceX faz primeira viagem tripulada privada ao espaço sem astronautas a bordo

Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments, irá ao espaço com mais três pessoas

Espaçonave Dragon fará primeiro lançamento ao espaço tripulado privado da história
Espaçonave Dragon fará primeiro lançamento ao espaço tripulado privado da história Joel Kowsky/Nasa

Douglas Portoda CNN*

em São Paulo

Ouvir notícia

A SpaceX, de propriedade de Elon Musk, se prepara para realizar o primeiro lançamento orbital tripulado privado da história ao espaço nesta quarta-feira (15), a partir das 21h (de Brasília).

Na espaçonave estarão o bilionário Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments, do ramo de comércio eletrônico, que fará uma missão de três dias no espaço, com mais três companheiros. Nenhum deles é astronauta.

Eles embarcarão na espaçonave Dragon, que conta com 16 propulsores Draco, capazes de gerar 40,8 quilos de força cada no vácuo espacial.

Ela conta com dois para-quedas para estabilização após a reentrada na órbita terrestre e mais quatro para ajudar na desaceleração antes do pouso.

Com a capacidade de carregar até sete passageiros, segundo a Space X, é a única espaçonave capaz de carregar grandes quantidades de carga da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) à Terra.

O lançamento será realizado na Kennedy Space Center, em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. O início da viagem pode acontecer no período de até 24 horas. O valor investido na viagem não foi divulgado.

A viagem intitulada “Inspiration4”, foi concebido por Isaacman para aumentar a conscientização das pessoas em prol de causas sociais.

A principal delas, é o St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, no Tennesse, um importante centro de tratamento de câncer pediátrico, para onde ele irá doar US$ 100 milhões (R$ 522,1 milhões na atual cotação).

(Com informações da Reuters)*

Mais Recentes da CNN