Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tendência mundial para a ‘economia verde’ é irreversível, avalia professor

    À CNN Rádio, Ariáster Chimelli disse acreditar que Brasil está em ‘situação privilegiada’ para esta transição

    Sustentável, cidade de energia verde, conceito de ecologia urbana e edifícios de negócios modernos superfície coberta de floresta
    Sustentável, cidade de energia verde, conceito de ecologia urbana e edifícios de negócios modernos superfície coberta de floresta Foto: Shutterstock

    Amanda Garcia,

    da CNN

    Ouvir notícia

    A tendência da economia verde é “muito forte e irreversível”, na opinião do professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, Ariáster Chimelli. Em entrevista da CNN Rádio, ele disse acreditar que o Brasil está em “situação muito privilegiada” para esta transição.

    “Temos uma biodiversidade rica, que abre oportunidade de desenvolvimento de indústria de cosméticos, química, farmacêutica, estamos numa posição boa para transitar para a economia verde, que depende de ecossistemas em bom estado, e serviços ecossistêmicos que alimentam a economia, temos uma boa janela de oportunidade”, afirmou.

    Ao mesmo tempo, ele vê que a discussão da reforma tributária é necessária para “um sistema menos complexo e estimule o crescimento econômico” pode ajudar: “Isso é importante porque um dos mecanismos de controle que tem dado certo são os impostos sobre o carbono ou poluição no geral.”

    “Precisamos fazer uma mudança na estrutura, importante desonerar a folha para estimular emprego e indústria. Uma das coisas que deveria estar na mesa é a tributação sobre a poluição, é uma oportunidade rara, é difícil introduzir, mas é oportunidade a estimular a economia a estimular a ser mais verde”, completou.

    Um bom exemplo de país que estimulou uma tributação contra a poluição, segundo Chimelli, é a Suécia: “Ela introduziu nos anos 90, fizeram uma transição relativamente suave, para não diminuir a competitividade local, houve queda de poluição de carbono e ao mesmo tempo não houve dano à economia, o imposto novo encareceu produtos que poluem.”

    Mais Recentes da CNN