Troca de comando da Petrobras coloca estatal em novo rumo diante de alta de combustíveis

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço da movimentação política por trás da troca na presidência da estatal e fala sobre o papel do conselho de administração nesse processo

Da CNN*

Ouvir notícia

O conselho de administração da Petrobras deve analisar nesta quarta-feira (13) a indicação do engenheiro José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia, nome oferecido pelo Ministério das Minas e Energia (MME). Se for aceito, será o terceiro nome indicado pelo governo federal para governar a estatal.

Ferreira Coelho está a frente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Petróleo e Gás Natural desde 2020. Ele também foi secretário de Petróleo, Gás Natural, e Biocombustíveis do MME na gestão de Jair Bolsonaro .

O atual presidente da estatal, general da reserva Joaquim Silva e Luna, foi excluído da lista de indicações do conselho, apresentada no fim de março. A situação de Luna se deteriorou desde o último reajuste de preços dos combustíveis, há pouco mais de um mês.

O conselho de administração da Petrobras também precisará analisar os novos indicados pelo Planalto para compor o colegiado, além do nome de seu novo presidente. O governo brasileiro tem maioria de votos, mas acionistas minoritários querem ampliar sua presença por meio do chamado voto múltiplo.

Para falar sobre o assunto neste episódio do E Tem Mais participam a analista da CNN Raquel Landim e Helder Queiroz, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

Horário de Brasília

5 Fatos

À Prioli

Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

Entre Vozes

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(Publicado por Carolina Farias*)

Mais Recentes da CNN