Veja as ações e os fundos favoritos dos investidores em agosto

Levantamento da SmartBrain, plataforma de controle de investimentos, mostra como os investidores se comportaram no mês passado

Ações preferidas dos investidores em agosto mostra apetite por BDRs
Ações preferidas dos investidores em agosto mostra apetite por BDRs Nataliya Vaitkevich/Pexels

Tamires Vitoriodo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Se em julho nenhuma BDR (recibos de ações de empresas estrangeiras) entrou para o ranking das 10 ações preferidas pelos investidores segundo o levantamento da Smartbrain, em agosto a situação se mudou.

No top três do ranking, duas ações são BDRs: no segundo lugar está a G2D Investments (G2DI33), rendendo 1,25% ao mês, e na terceira posição aparece o grupo chinês Alibaba (BABA34), com rentabilidade negativa em até 12 meses.

Ambas as empresas são novas no Ibovespa, sendo que a G2D chegou à bolsa de valores em maio deste ano, e o Alibaba em dezembro de 2019 — por isso, algumas rentabilidades não puderam ser contabilizadas.

Em primeiro lugar está a ação da brasileira Raízen (RAIZ4), uma joint venture entre Shell e Cosan. A empresa fez a sua oferta pública inicial (IPO) em 5 de agosto, portanto, também não foi possível calcular a rentabilidade pela Smartbrain.

Empresas mais tradicionais na B3, como o Banco BTG Pactual, o BB Seguridade, a B3 Balcão e a Vale continuaram na lista em agosto. A ação que apresenta a maior rentabilidade a longo prazo é a do BTG (BPAC11), rendendo 482,51% no período de 36 meses.

Aqui vai um alerta: retorno passado não é garantia de rentabilidade no futuro.

Fundos de ações

Nem Indie FIC, nem ARX Income: em agosto, o fundo de ação preferido pelos investidores foi o Western Asset Fia, com uma rentabilidade de 116,98% em 36 meses. Todos os dez fundos de ações são novidades no ranking em relação a julho.

Fundos multimercados

Os fundos multimercados ainda são os preferidos, representando 44,9% da carteira dos investidores, segundo a SmartBrain.

Entre eles, o destaque ficou com o Ibiuna Hedge STH com rentabilidade de 40,54% em 36 meses.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários representam apenas 1,3% da carteira dos investidores. Entre os mais populares de agosto estão o RBFF11, o RBRF11 e o MGFF11.

Fundos de renda fixa

Já entre os fundos de renda fixa, preferência de 29,3% dos investidores analisados pela SmartBrain, o mais popular em agosto foi o Trend DI Simples FIRF, da XP Investimentos.

Mais Recentes da CNN