Veja o passo a passo para consultar “dinheiro esquecido” em bancos

Plataforma começou a funcionar desde a meia-noite desta segunda-feira (14)

Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

O Banco Central (BC) voltou a disponibilizar um site para a consulta de dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. Desde a meia-noite desta segunda-feira (14), é possível fazer a pesquisa no Sistema Valores a Receber (SVR) por meio do endereço — valoresareceber.bcb.gov.br.

Com o novo site, as pessoas que tiverem valores a receber, informados no momento da consulta, podem confirmar o montante e solicitar a transferência em março, dependendo da sua data de nascimento ou de criação da empresa (no caso de CNPJ).

Para ajudar a encontrar esse dinheiro que muitos nem sabiam que existia, o CNN Brasil Business preparou um passo a passo para auxiliar na hora da consulta. Confira:

Como consultar se tem dinheiro esquecido nos bancos

Consumidor terá que solicitar resgate do dinheiro

Ao fazer a consulta no site do Banco Central, se tiver dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras, o consumidor será informado da data e período para solicitar o resgate do saldo existente e saber o montante.

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. Confira o calendário abaixo:

Se não comparecer na data e período informado, será necessário voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h, informou o BC.

Se o usuário também perder o sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando a solicitação do resgate.

Como resgatar os valores

  1. Será preciso se cadastrar no site Gov.br. O cadastro é feito no site ou pelo aplicativo Gov.br
  2. A conta Gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. Será necessário ter nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos
  3. Depois, volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente

Mais Recentes da CNN