Nasa avança em novo traje para astronautas pisarem na lua; veja
AxEMU promete oferecer maior flexibilidade para caminhadas lunares, incluindo a possibilidade de se abaixar para coletar amostras geológicas

A Nasa divulgou um avanço no projeto dos trajes dos astronautas, chamados de AxEMU (Unidade de Mobilidade Extraveicular da Axiom, em português), que farão parte das missões Artemis da agência, incluindo o pouso na Lua com a Artemis III, previsto para 2027.
A vestimenta espacial de última geração, desenvolvida pela Axiom Space para as missões Artemis da Nasa foi projetada para oferecer aos tripulantes maior flexibilidade e mobilidade durante caminhadas lunares, permitindo que se abaixem para coletar amostras geológicas e realizem diversas tarefas científicas.
O traje e os testes ainda estão em andamento e passarão por novas revisões técnicas.
Enquanto isso, a agência espacial se prepara para enviar humanos ao Polo Sul da Lua pela primeira vez.
Os testes envolvem simulações de operações na superfície lunar e tarefas subaquáticas, com o objetivo de demonstrar a segurança e a mobilidade da estrutura.
Uma primeira série de testes já foi concluída em uma piscina de 12 metros de profundidade. Os engenheiros ajustaram o peso do AxEMU para simular a gravidade lunar e avaliaram a movimentação. Agora, as equipes analisam o desempenho dos participantes enquanto executam tarefas com o traje espacial em diferentes níveis de pressão.
Além disso, a empresa também vai disponibilizar opções ampliadas de tamanho para atender a uma gama maior de tripulantes.
Veja as principais descobertas astronômicas de 2026
Além dos trajes, a Axiom Space também desenvolve equipamentos especializados para o trabalho na Lua, permitindo que os astronautas coletem amostras geológicas com mais facilidade.
A Nasa afirma que a segurança dos astronautas é a principal prioridade da campanha Artemis.
Os astronautas usarão esses novos trajes espaciais para ampliar a exploração em busca de descobertas científicas, benefícios econômicos e preparação para a futura exploração humana de Marte.
A missão Artemis II tem previsão de lançamento em março deste ano e deve levar quatro astronautas para a órbita lunar, sem que eles pousem no satélite.


