Rússia repara crucial plataforma de lançamento para programa espacial

Após danos em novembro, a agência espacial russa confirmou que o primeiro voo no cosmódromo será em 22 de março

Da Reuters, da Reuters
Compartilhar matéria

A agência espacial russa informou nesta terça-feira (3) que os trabalhos de reparo em uma seção danificada da plataforma de lançamento no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, que é crucial para o programa espacial de Moscou, foram concluídos.

A plataforma de lançamento foi gravemente danificada em novembro, quando uma espaçonave russa Soyuz MS-28, com dois cosmonautas russos e um astronauta da Nasa a bordo, foi decolada.

Dmitry Bakanov, chefe da agência espacial russa Roscosmos, afirmou que o primeiro lançamento da plataforma reparada está agendado para 22 de março.

Embora a Rússia possua outros cosmódromos em seu próprio território e Baikonur tenha outros locais de lançamento, a plataforma de lançamento danificada - número 31 - é a única capaz de lidar com lançamentos do foguete Soyuz e da cápsula tripulada, bem como da nave de carga Progress, que são cruciais para a Estação Espacial Internacional.

Veja as principais descobertas astronômicas de 2026