Quando vai parar de chover? Veja como fica o tempo nos próximos dias

Zonas de Convergência do Atlêntico Sul (ZCAS) aumentam chances de chuvas durante o mês de fevereiro

Felipe Souza, da CNN
Instituto Nacional de Metereologia emite alertas de chuvas intensas na Região Sudeste do país
Instituto Nacional de Metereologia emite alertas de chuvas intensas na Região Sudeste do país  • Reprodução/Inmet
Compartilhar matéria

Corredores de umidade, que podem formar as chamadas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), tendem a aumentar as chances da região Sudeste de receber mais chuva, durante o mês de fevereiro. As informações são da Climatempo.

A chuva mais volumosa fica concentrada entre São Paulo, o centro-oeste e o Sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro.

O mês está começando com pouca chuva e calor, no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha e na parte noroeste de Minas Gerais, mas algum episódio de ZCAS deve se formar sobre essas regiões.

A situação de alerta para tempestades segue nas áreas da Grande BH, região metropolitana do Rio de Janeiro e Grande São Paulo.

Alertas em São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até a próxima quarta-feira (5).

Nos últimos dias, várias regiões paulistas, entre elas a Grande São Paulo e a Baixada Santistas, sofrem com os transtornos causados pelos temporais, como enchentes e deslizamentos.

Segundo o órgão, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista.

As regiões mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, capital e região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.

A Defesa Civil também afirmou que o Gabinete de Crise, criado no último dia 25, permanecerá mobilizado para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.

Recomendações para os dias de chuva:

  • Evite transitar por locais alagados;
  • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
  • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.

Com informações da Agência Estado