É preciso integrar compra física à digital para garantir sucesso do varejo de alimentos

O grande destaque no primeiro dia da NRF 2025 foi a estratégia de integração entre o varejo físico e o digital.
Apresentado no maior evento mundial do setor, o estudo “Tendências do varejo de alimentos norte-americano para 2025” mostra que o foco das marcas, neste momento, deve ser em oferecer aos clientes uma experiência omnicanal.
Ou seja, a ideia é que os consumidores tenham acesso aos serviços via diferentes plataformas, mas de maneira integrada.
No caso do varejo alimentar, o objetivo principal deve ser em incorporar o meio físico ao digital de maneiras variadas. Com isso, o cliente pode ter a opção, por exemplo, de comprar o produto de forma online e retirá-lo na loja física. Assim como pode ser feito o processo ao contrário, conforme a necessidade de cada um.
Ele ainda deve ter a opção de escolher ser atendido pessoalmente por uma pessoa física ou via tecnologia, como em um quiosque de autoatendimento.
O estudo apresentado neste primeiro dia de evento, inclusive, destaca que metade dos consumidores globais usam serviços de clique e retirada para alimentos e bebidas.
Além disso, 58% dos consumidores em todo o mundo fazem buscas para comprar alimento de forma online.
Essa é a chave do negócio: a garantia de conveniência e custo-benefício. Isso porque o consumidor atual não quer escolher a realização de todo o processo apenas de forma física ou, ao contrário, exclusivamente de maneira online. Ele quer ter acesso aos dois meios na mesma compra.



