Coveiros disputam campeonato para eleger quem é o mais rápido na Hungria
Concurso visa melhorar o prestígio da função, que ainda precisa ser feita manualmente
Coveiros de 19 equipes competiram na cidade de Nyergesujfalu, no norte da Hungria, para provar que eram os mais rápidos e os melhores no ramo.
As equipes de dois homens cavavam freneticamente o chão com pás para abrir sepulturas precisas, do tamanho regulamentar, o mais rápido possível em meio a densas nuvens de poeira. Em pouco mais de uma hora, a equipe vencedora do ano passado terminou de cavar sua cova em primeiro lugar.
"Não dá para se preparar para isso separadamente, porque trabalhamos nisso todos os dias; estamos nisso todos os dias", disse o vencedor Laszlo Kiss.
Entenda competição
Cada sepultura foi avaliada quanto à organização e se estava de acordo com as dimensões regulamentares: 200 cm de comprimento, 80 cm de largura e 160 cm de profundidade.
O concurso visa melhorar o prestígio da profissão de coveiro e atrair jovens trabalhadores para uma função que ainda precisa ser feito manualmente em cemitérios lotados, onde as escavadeiras mecânicas não conseguem chegar.
O presidente da Associação Húngara de Cemitérios, Jozsef Varga, afirmou que a competição ajuda as pessoas a compreenderem as exigências físicas e psicológicas do trabalho, o que leva a um maior respeito pelos coveiros.


