Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    5G pode chegar a mais de 2 bilhões de pessoas até 2027, com Brasil como um dos principais mercados, diz consultoria

    Segundo pesquisa, vendas de aparelhos 5G devem superar as de 4G em 2025

    Expansão deve ocorrer em todo mundo e Ásia-Pacífico vai liderar em número de usuários
    Expansão deve ocorrer em todo mundo e Ásia-Pacífico vai liderar em número de usuários dpa/picture alliance via Getty I

    João Nakamurada CNN*

    São Paulo

    Em um relatório global, a empresa de consultoria Bain & Company avalia que a quantidade de usuários de 5G deve crescer em 34% nos próximos 4 anos.

    A Bain estima que cerca de 2,3 bilhões de pessoas utilizem a tecnologia 5G até 2027. A consultoria avalia que a expansão deve ocorrer em todo planeta, tendo o Brasil como um de seus principais impulsionadores.

    Tendência de mercado

    A previsão é que o país tenha uma das mais expressivas ampliações de assinantes 5G no mundo.

    A rede completou um ano de implementação em julho de 2023, com cerca de 10 milhões de acessos. A Bain estima que o número suba em cerca de 10 vezes até 2027.

    Segundo a empresa, o crescimento seria motivado pela rápida expansão da rede e pelo lançamento de novos aparelhos que possuam a tecnologia.

    A Bain destaca o papel dos consumidores pioneiros nesse cenário, que são aqueles que estão por dentro das principais tendências e adotam novidades logo que chegam ao mercado.

    A pesquisa aponta que em 2022 foram vendidos cerca de 8 milhões de aparelhos celulares configurados para operar com 5G. A estimativa é que as vendas cresçam em 75% neste ano, chegando a 14 milhões de smartphones.

    A Bain aponta que a tecnologia tende a ter uma adesão mais rápida no mundo do que o 4G. Para o Brasil, a projeção é de que esta conexão entre em declínio em detrimento do 5G.

    Segundo a pesquisa, a quantidade de aparelhos 4G operando deve se manter maior ao longo dos próximos 4 anos, contudo as vendas de aparelhos 5G no Brasil deve superar as vendas de seus antecessores em 2025.

    5G no mundo

    A Bain estima que o 5G será a tecnologia escolhida por mais de 40% do total de assinantes na Europa e nas Américas até 2027.

    Com os países grandes tendo uma maior diversidade nas faixas das bandas – baixa, média e alta – utilizadas, a tendência é de mudança de espectro com o crescimento do 5G.

    Principalmente nos Estados Unidos, a mudança deve ser impulsionada pelo reaproveitamento acelerado do espectro e investimento sólido em pesquisa e desenvolvimento no setor.

    Até 2027, os EUA devem chegar a maior base de usuários de 5G no mundo com 328 milhões de pessoas conectadas.

    Por outro lado, a Ásia-Pacífico (APAC) deve se manter como líder em conexões. A região deve ultrapassar 1 bilhão de usuários em 2027, – quase o dobro do que se estima para as Américas – carregada por Índia, Japão e Indonésia, que a partir de 2025 devem ser responsáveis por, respectivamente, 30%, 18% e 8% do total de usuários da APAC.

    *Sob supervisão de Ana Carolina Nunes

    Veja também: Veja diferença de velocidade entre conexões 4G e 5G