Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    82% da população brasileira tem conta corrente em bancos, diz BC

    Maior bancarização se deve ao PIX e aos bancos digitais

    Da CNN*

    São Paulo

    Relatório do Banco Central (BC) aponta que cerca de 190 milhões de pessoas possuíam conta corrente em 2022, ou seja, 82% da população tinha acesso aos serviços bancários, especialmente a faixa mais pobre.

    Apenas cinco antes, em 2017, segundo o BC, eram 154 milhões, ou 57% de indivíduos, e quase metade dos brasileiros não tinha conta corrente.

    A também chamada “bancarização” da população brasileira se deve à implementação do PIX – que facilitou as transações financeiras, inclusive ultrapassando o dinheiro como modo de pagamento – e ao aumento da quantidade de bancos digitais, os quais possibilitaram a maior oferta de serviços financeiros à população, como cartão de crédito sem anuidade e contas sem limite de movimentação e tarifas.

    A cidadania financeira, ou inclusão bancária, é importante para o cidadão se organizar financeiramente, além de facilitar as transações de dinheiro e ter acesso a crédito. Outro benefício é a formalização das pessoas nos negócios, caso os indivíduos decidam abrir empresas ou microempresas.

    *Com informações de Elaine Bast