Preço das principais hortaliças sobe em dezembro, diz Conab
Batata, cebola, tomate, cenoura e alface apresentaram alta nos preços

A batata foi a hortaliça que teve maior alta no preço comercializado em dezembro, com um salto de 23,5% em relação ao mês anterior, de acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) via Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) publicado nesta quinta-feira (22).
A alta da batata se deu pela redução da oferta do alimento após chuvas constantes nas principais regiões produtoras.
A pesquisa mostrou que todas as hortaliças analisadas apresentaram um aumento nos preços. Cebola (22,79%) e tomate (15,06%) fecham o pódio de maiores altas, seguidos pelos preços da cenoura (7,21%) e da alface (3,49%).
A única fruta que acabou dezembro mais barata foi a laranja, que registrou queda de 0,68% por conta da baixa demanda industrial.
Por outro lado, melancia (25,19%), mamão (15,87%), banana (4,02%) e maçã (0,64%) viram seus preços subirem no mês.
Volume de vendas
De acordo com o levantamento, o volume de hortaliças comercializadas nos Ceasas (Centros de Abastecimento) caiu 2,9% em relação ao mês anterior. No acumulado de 2025, a queda foi de 2,1%.
Já as frutas apresentaram uma queda de 9,5% em relação a novembro, mas um aumento de 7,5% em relação a 2024.
O estudo analisa as hortaliças e as frutas com maior representatividade de comércio nos Ceasas em 11 cidades de 10 estados. Os dados são resultado de uma média ponderada no valor de comercialização dos alimentos nos centros analisados.
*Sob supervisão de João Nakamura


