Produção de maçã deve crescer 20% na safra 2025/2026
Pomares do Rio Grande do Sul foram beneficiados pelo clima e devem render mais de um milhão de toneladas de frutos de boa qualidade

A safra de maçãs 2025/2026 deve render entre 1,05 milhão e 1,15 milhão de toneladas, segundo projeções da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), valor que representa um retorno da produção à média histórica do setor. O volume será cerca de 20% maior que a safra anterior, quando a colheita se situou em 850 mil toneladas do fruto. De acordo com a ABPM, o aumento na produção se deve principalmente às boas condições climáticas ao longo do ciclo.
Além da maior oferta, a entidade estima que as maçãs sejam maiores, com coloração mais avermelhada, maior suculência e equilíbrio entre açúcar e acidez. Esses fatores garantem maior qualidade ao fruto e ampliam a competitividade da maçã no mercado nacional e internacional.
Uma das produtoras, a Rasip Agro, unidade da RAR Agro & Indústria, estima a produção em cerca de 55 mil toneladas, um aumento de 30% sobre o ciclo anterior, de 42 mil toneladas.
A maior parte da produção da Rasip, é da variedade Gala (75%), que inclui o clone Belgala, exclusivo da empresa. Os outros 25% são de frutos da variedade Fuji.
Para o presidente da RAR Agro & Indústria, Sergio Martins Barboa, o bom resultado nesse ciclo é resulta da consolidação da operação nos últimos anos: "A colheita de 55 mil toneladas nesta safra confirma a evolução consistente da nossa operação, resultado de investimentos em tecnologia, manejo e genética".
"O crescimento em relação ao ano anterior e a destinação de até 20% da produção para a exportação reforçam a qualidade da maçã produzida em Vacaria e a competitividade da Rasip Agro no mercado internacional”, acrescentou o executivo.
Segundo projeções da ABPM, as exportações dessa safra devem somar 60 milhões de toneladas. Os principais destinos da maçã brasileira são: Índia, Portugal, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Reino Unido e Arábia Saudita. O evento que marca a abertura oficial da safra 2025/26 de maçã acontece neste sábado (07/02), em Vacaria-RS, um dos maiores municípios produtores do país.
* sob a supervisão de Luciana Franco


