Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alckmin elogia atuação de Arthur Lira para aprovação do arcabouço fiscal

    Presidente em exercício volta a criticar alta taxa de juros no país

    O presidente da República em exercício e ministro, Geraldo Alckmin
    O presidente da República em exercício e ministro, Geraldo Alckmin Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Isabelle Salemeda CNN

    São Paulo

    O presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) fez elogios ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) pela atuação para a aprovação do arcabouço fiscal.

    “Quero destacar a participação do presidente da Câmara e a firmeza das suas atitudes na defesa do arcabouço fiscal, necessário não só para o atual governo, necessário para o Brasil”, disse Alckmin.

    O presidente em exercício defende que a nova regra e sua importância porque, segundo ele, “traz uma tranquilidade de natureza fiscal, que ajuda a derrubar a taxa de juros”.

    A fala foi feita durante uma conversa com a imprensa, após o lançamento do Fórum Mauá 2023/2033, na manhã desta terça-feira (22) na região metropolitana de São Paulo.

    O elogio veio em meio à pressão crescente do centrão por uma reforma ministerial e a possibilidade da pasta do próprio Alckmin entrar nas negociações.

    Durante a entrevista, o presidente em exercício também voltou a atacar a elevada taxa de juros do país.

    “Infelizmente nós temos uma taxa de juros totalmente desmesurada, que não tem sentido você com uma inflação de menos de 4%, ter taxa Selic de 13,25%. Não tem nenhuma razão para isso. Mas a tendência é de queda”, lembrou, citando as últimas sinalizações do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

    Alckmin também disse que estuda, junto com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, um contrato de empréstimo que tenha as taxas de juros recalculadas automaticamente a cada queda da Selic, numa tentativa de estimular caminhoneiros e empresas de transporte a renovarem as frotas.

    “A pessoa às vezes fica esperando cair para não contrair o empréstimo nesse momento. Invista já. Caiu a taxa, o seu contrato automaticamente é reajustado pela Selic”, explicou.

    Ainda durante o evento, Alckmin elogiou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca, segundo ele, um desenvolvimento inclusivo, social e com sustentabilidade.

    Veja também: Entenda as mudanças do Senado no novo marco fiscal