AMD prevê receita abaixo das expectativas com restrições na produção de chips de IA
As ações da companhia cairam 5% nas negociações pós-mercado
A AMD previu receita um pouco abaixo do esperado para o quarto trimestre nesta terça-feira (29), à medida que sua capacidade de atender à forte demanda por chips de inteligência artificial (IA) é prejudicada por restrições na cadeia de oferta.
As ações da companhia sediada em Santa Clara, Califórnia, caíam 5% nas negociações pós-mercado. Os papéis sobem cerca de 10% até o momento este ano.
A demanda por chips de IA de grandes empresas de tecnologia, como Microsoft e Meta, tem subido muito mais rápido do que a capacidade de fornecimento da AMD e de sua rival Nvidia, limitando a capacidade das empresas de chips de se beneficiarem do avanço nos pedidos.
Seu segmento de data center, que inclui chips de IA, observou um aumento na receita de 122%, para 3,5 bilhões de dólares, superando as estimativas.
Embora a AMD veja uma forte demanda por seus chips de IA, a empresa ainda está atrás da líder Nvidia, que comanda cerca de 80% do mercado de semicondutores de IA. A CEO da AMD, Lisa Su, afirmou que a empresa agora espera vender 5 bilhões de dólares em chips de IA este ano, valor superior aos 4,5 bilhões de dólares estimados pela empresa anteriormente.
A empresa projetou uma receita de 7,5 bilhões de dólares no quarto trimestre, com margem de 300 milhões de dólares para mais ou para menos, versus estimativa média dos analistas de 7,54 bilhões de dólares, segundo dados compilados pela LSEG. A AMD também previu uma margem bruta ajustada de cerca de 54%, alinhada às expectativas de analistas.
A empresa reportou receita de 6,82 bilhões de dólares para o terceiro trimestre, contra estimativas de 6,71 bilhões de dólares. Com ajustes, a AMD teve ganhos de 0,92 dólar por ação, resultado dentro das expectativas dos analistas.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!