Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aneel mantém bandeira verde nas contas de luz em maio

    Segundo o Ministério de Minas e Energia, a bandeira verde reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com as chuvas

    Bandeira verde está vigorando desde abril do ano passado
    Bandeira verde está vigorando desde abril do ano passado Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Denise Luna, do Estadão Conteúdo

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (2) que no mês de maio vai manter a bandeira verde nas contas de luz, ou seja, não haverá valor adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores. A bandeira verde está vigorando desde abril do ano passado.

    Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.

    Apesar do País já ter entrado no período de poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estão operando em média com 87,5% do total. No subsistema Norte, o acúmulo de água chega a 98,7%, enquanto o nível mais baixo é constatado no subsistema Sul, de 83,9%, mesmo assim considerado alto para o período.

    O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e tem o objetivo mostrar transparência ao custo real da energia, indicando se haverá cobrança extra, o que ocorre principalmente em períodos secos. A bandeira da Aneel pode variar de verde a amarela e vermelha (patamar 1 e 2).