Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ANP confirma oferta de 5 blocos do pré-sal em leilão marcado para 13 dezembro

    Petronas, BP, Chevron, QatarEnergy, Shell e TotalEnergies são as empresas qualificadas a participar do leilão

    Um dos blocos ofertados não despertou interesse e foi removido do leilão
    Um dos blocos ofertados não despertou interesse e foi removido do leilão Reuters

    da Reuters

    O Brasil ofertará cinco blocos exploratórios de petróleo e gás natural no pré-sal em leilão sob regime de partilha de produção marcado para 13 de dezembro, informou nesta quarta-feira (18) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

    Serão oferecidos os blocos Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, na Bacia de Santos; e Turmalina, na Bacia de Campos, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

    Esses cinco blocos receberam declaração de interesse de empresas inscritas no 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), até 6 de outubro, prazo estabelecido no cronograma.

    Dos blocos apresentados anteriormente pela autarquia, apenas o Ágata não despertou interesse de petroleiras e foi excluído da programação.

    Até o momento, foram qualificadas seis empresas para participar do leilão: Petronas, BP, Chevron, QatarEnergy, Shell e TotalEnergies.

    Nesse leilão sob modelo de partilha, a qualificação é realizada antes da sessão pública e somente as empresas qualificadas poderão apresentar ofertas.

    O certame foi marcado a partir do modelo de concorrência de Oferta Permanente, cujo cronograma é definido depois que empresas manifestam interesse em áreas que estão em constante oferta pela autarquia.

    Veja também: Presidente do Ibama afirma que licença para Petrobras na Foz do Amazonas ainda exige estudos