Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    B3 vai tocar sino para oferta inicial de IPO simbólico do Planeta Terra na quarta-feira (26)

    Ação é uma proposta do Pacto Global da ONU para reforçar a importância do investimento no futuro do planeta

    Cynthia Decloedt, do Estadão Conteúdo

    O toque do sino de abertura dos negócios do próximo dia 26 (quarta-feira) na B3 irá simbolizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Planeta Terra, sob o ticker TERR4. Antes do “ring the bell”, a “companhia” será apresentada na B3 a partir das 8h30.

    A proposta do Pacto Global da ONU, em parceria com a B3 e com a agência AlmapBBDO, é reforçar a importância do investimento no futuro do planeta, criando um senso de urgência, para adesão aos compromissos do Pacto Global lançado em 2000, alinhados a princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

    Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontaram que seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global em 2022.

    O último Dia da Sobrecarga da Terra – data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração – ocorreu em 28 de julho, pouco mais do que a metade do ano. Na tendência ano a ano, a expectativa é que o esgotamento aconteça ainda mais cedo em 2023.

    Usando uma linguagem empresarial, a TERR4 é apresentada como uma empresa de bilhões de anos, única no seu segmento, com 8 bilhões de consumidores e com os piores resultados da sua história.

    A desigualdade social é traduzida pela má distribuição dos dividendos e o desmatamento, a poluição de rios e a perda de biodiversidade, em uma má gestão de ativos e patrimônio.