Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Baidu diz que seu sistema de IA é tão avançado quanto a mais rápida versão do Chat-GPT

    GPT-4 é 10 vezes mais rápido que a versão anterior e está disponível apenas via assinatura

    Homens interagem com robô que funciona com IA da Baidu na sede da empresa, em Pequim
    Homens interagem com robô que funciona com IA da Baidu na sede da empresa, em Pequim Florence Lo/Reuters

    Michelle Tohda CNN

    Hong Kong

    A big tech chinesa Baidu está oficialmente investindo em um software de inteligência artificial (IA) para competir com o GPT-4, da Open AI.

    Na terça-feira (17), a empresa revelou o ERNIE 4.0, a versão mais recente de seu chatbot de IA que comparou diretamente com a última versão do ChatGPT da OpenAI.

    O novo ERNIE Bot “não é inferior em nenhum aspecto ao GPT-4”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, durante evento da empresa.

    Li mostrou como o sistema poderia gerar um comercial para um carro em minutos, resolver problemas matemáticos complicados e criar um enredo para um romance de artes marciais a partir do zero.

    Além de responder a sua língua nativa, o mandarim, o ERNIE também é capaz de lidar com dúvidas e produzir respostas em inglês, mas em um nível menos avançado.

    Li disse que as demonstrações mostraram como o bot foi “melhorado significativamente” em termos de compreensão de consultas, geração de respostas complexas e capacidades de memória.

    Ao ter ideias para o romance, por exemplo, o ERNIE foi capaz de lembrar instruções anteriores e criar enredos sofisticados adicionando conflitos e personagens, disse o CEO.

    “Sempre reclamamos que a IA não era inteligente o suficiente”, brincou.

    “Mas hoje ele entende quase tudo o que você diz e, em muitos casos, entende o que você diz melhor do que seus amigos ou colegas.”

    China em destaque

    Charlie Dai, vice-presidente e diretor de pesquisa de tecnologia da Forrester, disse que a Baidu é “a primeiro desenvolvedora na China” a afirmar que poderia ter um desempenho tão bom quanto o GPT-4.

    “Ainda precisamos de mais evidências de benchmarking para provar isso, mas estou cautelosamente otimista de que este é o ‘momento GPT-4’ da China, dado o seu investimento de longo prazo em IA [e aprendizado de máquina]”, disse ele à CNN.

    Ao contrário de uma apresentação pré-gravada em março que não impressionou os investidores, dessa vez o ERNIE bot foi apresentado em tempo real.

    Mesmo assim, os investidores não pareceram comovidos pela tecnologia, com as ações da Baidu registrando queda de 1,4% em Hong Kong após a apresentação.

    A Baidu tem sido pioneira na China na corrida para capitalizar o entusiasmo em torno da IA ​​generativa, a tecnologia que sustenta sistemas como o ChatGPT.

    A empresa sediada em Pequim revelou o ERNIE Bot em março, antes de lançá-lo publicamente em agosto.

    O bot ganhou força rapidamente, acumulando mais de 45 milhões de usuários depois de chegar ao topo das lojas de aplicativos chinesas, de acordo com a empresa.

    O ChatGPT, lançado em novembro de 2022, ultrapassou 100 milhões de usuários nos primeiros dois meses de funcionamento, de acordo com relatório de março de analistas do Goldman Sachs.

    A nova versão do sistema da Baidu será lançada primeiro para usuários convidados, disse Li. A empresa não especificou quando seria disponibilizado publicamente.

    Concorrência nacional

    A Baidu enfrenta a concorrência interna de empresas como Alibaba e SenseTime, que também exibiram suas próprias ferramentas no estilo ChatGPT.

    A empresa de Robin Li afirma que seu serviço se destaca pelo conhecimento avançado de consultas chinesas, bem como pela capacidade de gerar diversos tipos de respostas, como vídeo e áudio.

    Em comparação, o GPT-4 também é capaz de analisar fotos, mas atualmente só gera respostas de texto, segundo seu desenvolvedor, OpenAI. Outra limitação observada no sistema mais avançado da Open AI é preocupante. Em março, a desenvolvedora informou que o GPT-4 mentiu para completar uma tarefa.

    Dai afirma que a Baidu é líder de mercado na China. Contudo, a competição neste espaço “apenas começou, e líderes de tecnologia de IA como Alibaba, Huawei, JD Cloud, SenseTime e Tencent têm chance de assumir a liderança”, observou o VP da Forrester.

    Disputa com EUA

    Alguns críticos dizem que as novas ofertas das empresas chinesas irão acirrar à rivalidade entre os Estados Unidos e a China em tecnologias emergentes.

    Li tentou afastar essa comparação, dizendo anteriormente que a plataforma da empresa “não é uma ferramenta para o confronto entre a China e os Estados Unidos”.

    Mas o Baidu já havia elogiado como o ERNIE pode superar o ChatGPT em alguns casos, dizendo que seu bot obteve notas mais altas do que o OpenAI em alguns exames acadêmicos.

    A empresa chinesa também anunciou na terça-feira que atualizou o seu conjunto de serviços para integrar as atualizações mais recentes do ERNIE.

    O popular mecanismo de busca do Baidu agora é capaz de usar a ferramenta para produzir resultados mais específicos, enquanto seu aplicativo de mapeamento móvel pode ajudar os usuários a reservar serviços, como táxis, segundo o CEO.

    Ao fazer isso, “o Baidu é também o primeiro líder tecnológico chinês que fez progressos substanciais na modernização da maioria dos seus produtos” com um modelo de IA, disse Dai.

    Veja também: Inteligência artificial pode gerar “aniquilação global”, dizem especialistas

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original