Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC da Turquia eleva taxa básica de juros, de 17,5% a 25%, para conter inflação

    Fatores como alta do petróleo e deterioração acima do previsto nas expectativas de inflação estimularam adoção de medida, afirma BC turco

    Segundo BC, ciclo de aperto monetário pode estar longe do fim
    Segundo BC, ciclo de aperto monetário pode estar longe do fim Tarik Haiga/Unsplash

    Gabriel Bueno da Costa, do Estadão Conteúdo

    O Banco Central da Turquia decidiu elevar sua taxa básica de juros, de recompra em uma semana, de 17,5% a 25% nesta quinta-feira (24).

    Em comunicado, o comitê do BC turco disse que optou por continuar com o processo de aperto monetário, a fim de conter a inflação recorde do país “o mais rápido possível”, ancorar expectativas inflacionárias e controlar a deterioração no comportamento de precificação.

    Segundo o órgão, indicadores recentes apontam para uma alta continuada na tendência subjacente da inflação.

    Fatores como a alta nos preços do petróleo, uma deterioração acima do previsto nas expectativas de inflação e no comportamento para precificação também afetam a economia, aponta o comunicado.

    Ademais, o ciclo de aperto monetário pode seguir e novas altas podem acontecer, até que uma “melhora significativa na perspectiva de inflação seja alcançada”, afirma o comitê na nota.

    O Banco Central da Turquia também disse que continuará a fazer decisões sobre aperto quantitativo e aperto no crédito seletivo, a fim de apoiar a postura da política monetária.

    Veja também: Nos EUA, BC eleva juros para maior nível em 22 anos