Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Belarus fez pedido para se juntar ao Brics, diz agência

    Segundo o veículo, o país afirmou que os membros do Brics estão discutindo se devem estabelecer critérios para adesão

    da Reuters

    Belarus se inscreveu em maio para se juntar ao Brics, conforme relatado pela agência de notícias russa RIA Novosti nesta terça-feira (25).

    “Essa decisão foi um passo absolutamente lógico no contexto de… expandir a cooperação em formatos multilaterais com parceiros tradicionais e Estados amigos”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Belarus, segundo a RIA.

    Os países do Brics Brasil, Índia, China e África do Sul se recusaram a aderir às sanções econômicas ocidentais contra a Rússia, que também é membro, devido à guerra na Ucrânia, que Moscou descreve como uma “operação militar especial”. Os países do Brics vão realizar uma cúpula na África do Sul em agosto.

    Belarus, um aliado próximo de Moscou também alvo de sanções ocidentais – por reprimir dissidentes e permitir que a Rússia use seu território como plataforma para a invasão da Ucrânia – disse que 25 países já haviam solicitado ingresso no Brics.

    Belarus disse que os membros do Brics estão discutindo se devem estabelecer critérios para adesão ou talvez criar um fórum paralelo de países parceiros do Brics.

    “A importância e a influência dos Brics no mundo aumentarão constantemente”, afirmou o ministério, conforme citado pela agência de notícias.

    Veja também: FMI eleva para 2,1% estimativa de crescimento da economia brasileira em 2023