Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BRF e Marfrig anunciam expansão da Sadia no mercado global de carnes bovinas

    Novidade faz parte da estratégia que começou a ser implementada em setembro de 2024

    Cristiane Nobertoda CNN , Paris (França)

    A BRF e a Marfrig anunciaram, neste domingo (20), a expansão da marca Sadia para o mercado global de cortes bovinos. Segundo os executivos das empresas, a marca se tornará a principal do grupo nesse segmento a partir de janeiro de 2025.

    No Brasil, a parceria também se intensifica, com a Sadia assumindo toda a linha de cortes bovinos da Bassi, e a Perdigão, já consolidada, renomeando todos seus produtos bovinos como Perdigão Montana.

    Os cortes incluem opções como cortes inteiros, fracionados, bifados, miúdos e produtos congelados. Essa estratégia foi apresentada pelos executivos em um coquetel de aniversário das marcas – que completam 90 anos – na SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras de alimentação do mundo.

    A novidade faz parte da estratégia que começou a ser implementada em setembro de 2024, quando Marfrig e BRF uniram suas principais marcas para expandir no mercado de carne bovina processada no Brasil.

    Na ocasião, as marcas anunciaram que a Sadia, líder em processamento de frangos, incorporou os hambúrgueres da marca Bassi, conhecida por carnes nobres, em seu portfólio. Já a Perdigão renomeou sua linha de processados bovinos para Perdigão Montana.

    De acordo com os executivos, esse movimento é acompanhado por uma análise detalhada dos modelos de negócio em diferentes mercados, considerando as particularidades e demandas regionais.

    Há ainda a expectativa de ampliar o portfólio de produtos das marcas nesse segmento. Segundo apurou a CNN, a ideia é lançar os cortes bovinos nos próximos meses, com produções especiais para o Natal deste ano.

    Os executivos garantem que a nova configuração tem o intuito de aumentar a “sinergia” entre as marcas. No âmbito da integração operacional, as duas empresas estão implementando estratégias para compartilhar melhores práticas e otimizar processos.

    Um dos exemplos é o programa “Osso Branco”, implementado nas fábricas de aves das empresas. O modelo consiste em retirar toda a carne do osso do animal, sem deixar nenhum pedaço. A proposta, segundo os membros executivos, tem gerado alto ganho de produtividade e diminuído o desperdício.

    Outro ponto é que as duas marcas já fazem uso de serviços compartilhados, como no caso da negociação de fretes marítimos para outros países, além da integração e expansão de unidades produtivas, permitindo melhor aproveitamento das capacidades produtivas.

    Mesmo assim, ainda que a novidade fortaleça a parceria entre as marcas, isso não significa que uma fusão das empresas esteja no horizonte próximo.

    “Independentemente da forma societária, que não é uma preocupação e nem uma prioridade, as empresas já estão atuando com uma plataforma multiproteína em diversas geografias”, afirmou o Charmain da Marfrig e sócio controlador da BRF, Marcos Molina.

    Segundo ele, as duas empresas estão “focadas em buscar os melhores resultados” para cada uma delas e têm avançado na “implementação de iniciativas que apresentam oportunidades de sinergia operacional e comercial”.

    “A expansão global da marca Sadia no mercado de bovinos é um exemplo claro do potencial de geração de valor que esse trabalho conjunto pode gerar”, reforçou.

    *A jornalista viajou à Paris para acompanhar a feira Sial a convite da Marfrig/BRF

    “Dinheiro esquecido”: o que acontece com valores que não são sacados?

    Tópicos