Cargueiro movido a vento inicia primeira viagem com destino ao Brasil; veja fotos
Velas metálicas de 37,5 metros são promessa para redução das emissões de carbono

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O Navio Pyxis Ocean da Cargill, velejando movido pelo vento.
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O projeto é uma parceria da Cargill, BAR Technologies, Mitsubishi Corporation e Yara Marine Technologies
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O navio é o primeiro a ser adaptado com dois WindWings. As velas medem 37,5 metros de altura e podem ser instaladas no convés de navios de carga para ajudar a reduzir as emissões de CO2 e o uso de energia.
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Instalação dos WindWings no Pyxis Ocean. Montagem foi feita no estaleiro COSCO em Xangai, China, antes da embarcação zarpar rumo ao Brasil.
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Navio Pyxis Ocean aportado com os WindWings instalados. A embarcação foi adaptada com a tecnologia de propulsão assistida para reduzir as emissões de CO2.
Crédito: Divulgação/Cargill/Business Wire
O navio cargueiro “movido a vento” iniciou sua primeira viagem na segunda-feira (21).
O Pyxis Ocean, da Mitsubishi Corporation, e a serviço da Cargill, é o primeiro navio a ser equipado com dois WindWings. As velas metálicas produzidas pela BAR Technologies em parceria com a Yara Marine possuem 37,5 metros de comprimento e são a promessa para a descarbonização.
A expectativa é de que o desempenho dos WindWings seja capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 30%. A porcentagem pode aumentar ainda mais se a embarcação utilizar combustíveis alternativos.
De acordo com a fabricante, ao aproveitar a força do vento para se mover, o navio equipado com os WindWings pode economizar mais de 1,5 toneladas de combustível por dia para cada vela equipada.
Segundo o presidente da Cargill, Jan Dieleman, “a indústria marítima está em uma jornada para descarbonizar – não é fácil, mas é emocionante”, diz o executivo em nota.
As velas produzidas com o mesmo material das turbinas eólicas – promovendo leveza e resistência para a tecnologia – foram instaladas no estaleiro COSCO, na China, de onde o Pyxis Ocean zarpou.
Segundo a Cargill, o navio deve chegar no Brasil em setembro.