Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão Agro: Mulheres têm 19% dos cargos de gestão do agronegócio

    Somadas, elas administram cerca de 30 milhões de hectares no Brasil, que correspondem a apenas 8,5% de toda área ocupada por sítios e fazendas no país

    Evandro Cinida CNN

    Em São Paulo

    De cada 10 cargos de gestão do agronegócio brasileiro, menos de 2 são ocupados por mulheres. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação feminina na administração do agro é de 19%.

    Em áreas da agropecuária, mulheres são responsáveis por encabeçar a produção de 30 milhões de hectares. O valor corresponde a apenas 8,5% de toda área ocupada por sítios e fazendas no país, mesmo após um crescimento de 6% em 11 anos.

    Em entrevista à CNN, Lizia Lima Figueiredo, gerente comercial da VetBR – uma empresa de saúde animal que investe na formação de lideranças femininas e possui 30% dos cargos ocupados por mulheres – admitiu os desafios no setor.

    “Acho que um dos grandes desafios da mulher que quer trilhar uma carreira de gestão em um mercado reconhecidamente masculino é ela ser uma opção”, disse.

    “Normalmente, não somos o topo da lista. Estamos lá no final, nos últimos nomes, por mais que tenhamos entregas tão boas quanto [os homens]. Outra dificuldade é achar empresas que olhem para liderança como uma atividade inerente ao ser humano, independente do gênero”, concluiu.

    Veja mais no vídeo acima.