Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Confaz anuncia nova tabela de preços dos combustíveis, válidos a partir de 1º de junho

    Valores não refletem, necessariamente, o que é cobrado nas bombas

    da Agência Brasil

    Ouvir notícia

    O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou a nova tabela para o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de combustíveis nos estados e Distrito Federal.

    A portaria que traz o preço de cinco produtos foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).

    Os novos valores começam a valer a partir de 1º de junho e não refletem, necessariamente, os preços na bomba de combustível dos postos.

    Foram divulgados os preços para querosene de aviação, etanol, gás natural veicular, gás natural industrial e óleo combustível.

    O Confaz considera como critério a média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final em até 60 meses anteriores à sua fixação.

    A tabela do PMPF serve de base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

    Contudo, também a partir de 1º de junho, entra em vigor a alíquota única e fixa do ICMS para a gasolina.

    A cobrança será de R$1,22 por litro em todo o território nacional. Atualmente, as alíquotas são proporcionais ao valor e são definidas por cada estado, variando geralmente entre 17% e 18%.

    A mudança trará impactos para o consumidor final, já que o valor do tributo é embutido no preço de revenda.

    A mudança na regra tributária foi instituída pela Lei Complementar 192/2022. O valor das alíquotas fixas foi definido em março deste ano pelo Confaz. No caso do diesel, a alteração já está valendo desde 1º de maio, com uma cobrança de R$ 0,94 por litro.

    Mais Recentes da CNN