Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça as 10 aéreas mais antigas do mundo em operação (uma é da América do Sul)

    Vinícius Casagrande, colaboração para o CNN Brasil Business

    O setor aéreo é um mercado desafiador. Todos os anos, dezenas de companhias aéreas ao redor do mundo vão à falência e deixam de voar. No último ano, a pandemia do novo coronavírus trouxe ainda mais desafios, com a redução drástica de voos em todos os cantos do planeta.

    Mas a pandemia não foi a primeira crise enfrentada pelas companhias aéreas mais antigas do mundo. Algumas centenárias, essas empresas já enfrentaram guerra mundial, crises econômicas e atentados terroristas, como o de 11 de setembro de 2001 em Nova York (EUA).

    Entre as companhias aéreas mais antigas do mundo, seis são da Europa, uma da Ásia, uma da Oceania, uma dos Estados Unidos e uma da América do Sul. Conheça abaixo.

    10. Iberia (Espanha)

    Fundação: 28/6/1927

    A Iberia – Líneas Aéreas de España é a principal companhia aérea espanhola. A empresa surgiu em 1927 com uma ligação aérea entre Madri e Barcelona, as duas principais cidades do país. Atualmente, a Iberia faz parte do grupo IAG (International Airlines Group), após se unir à britânica British Airways em janeiro de 2011.

    Avião da Iberia
    Foto: Divulgação

    9. Air Serbia (Sérvia)

    Fundação: 17/6/1927

    Ao longo de sua história, a atual Air Serbia já teve diversos nomes. A empresa nasceu como Aeroput, sendo a companhia aérea oficial dos reinos da Sérvia, Croácia e Eslovênia. A primeira rota foi entre Belgrado (Sérvia) e Zagreb (Croácia). Depois de ter as operações suspensas na Segunda Guerra Mundial, a companhia ressurgiu como Jugoslovenski Aeritransport, ou JAT. O nome atual surgiu em 2013, após a Etihad adquirir 49% das ações da empresa.

    Avião da Air Serbia
    Foto: Divulgação

    8. Tajik Air (Tajiquistão)

    Fundação: 3/9/1924

    A Tajik Air resiste bravamente ao tempo. A empresa já chegou a ter as operações suspensas mais de uma vez, mas conseguiu se reerguer. Com sede em Dushanbe, capital do Tajiquistão, foi fundada como uma divisão da Aeroflot, tornando-se independente em 1991. Atualmente, a empresa opera com apenas dois aviões: um Boeing 737-300 de 1992 e um Boeing 767-300 de 1987.

    Avião da Tajik Air
    Foto: Divulgação

    7. Delta Air Lines (EUA)

    Fundação: 30/5/1924

    Uma das maiores companhias aéreas do mundo, surgiu como uma empresa agrícola para pulverização aérea de lavouras. Seu nome original era Huff Daland Duster. Em 1928, passou a fazer o transporte aéreo de passageiro e adotou o nome Delta Air Lines. Atualmente, a companhia aérea opera mais de 800 aviões.

    Avião da Delta Air Lines
    Foto: Divulgação

    6. Finnair (Finlândia)

    Fundação: 1/11/1923

    A empresa finlandesa surgiu com o nome Aero e com o foco no transporte de carga aérea postal, especialmente entre Helsinque (Finlândia) e Tallinn (Estônia). Durante a Segunda Guerra Mundial, foi assumida pelo governo finlandês para uso militar. Em 1947, foi rebatizada como Finnish Airlines e adotou o nome atual em 1953.

    Avião da Finnair
    Foto: Divulgação

    5. Czech Airlines (República Checa)

    Fundação: 6/10/1923

    Fundada na época da antiga Checoslováquia, o primeiro voo da empresa foi entre Praga, hoje na República Checa, e Bratislava, atual capital da Eslováquia. Na época, esse era um voo doméstico. Seu nome original era Ceskoslovenské státní aerolinie.

    Avião da Czech Airlines
    Foto: Divulgação

    4. Aeroflot (Rússia)

    Fundação: 9/2/1923

    A aérea russa surgiu para desenvolver a aviação civil e mostrar o poderio tecnológico da União Soviética. A empresa nasceu como Dobrolet e adotou o nome Aeroflot em 1932. Além de permitir o transporte de passageiros no país, servia de vitrine para os aviões soviéticos. Em 1956, introduziu o Tupolev Tu-104, o primeiro avião a jato soviético.

    Avião da Aeroflot
    Foto: Divulgação

    3. Qantas (Austrália)

    Fundação: 16/11/1920

    A australiana Qantas é a mais recente companhia aérea a se tornar centenária. No entanto, apesar de a fundação oficial ter ocorrido em 1920, o primeiro voo só decolou em 1922, na rota entre Longreach e Cloncurry. O nome Qantas significa Queensland and Northern Territory Aerial Services (Serviços Aéreos do Território do Norte e Queensland).

    Avião da Qantas Airways
    Foto: Divulgação

    2. Avianca (Colômbia)

    Fundação: 5/12/1919

    A companhia aérea foi fundada por imigrantes alemães com o nome Sociedad Colombo Alemana de Transporte Aéreo, ou SCADTA. A primeira rota foi entre Barranquilla e Puerto Berrío, ambas na Colômbia. A empresa só chegou até a capital Bogotá em 1929. Em 1940, passou a adotar o nome Avianca (Aerovías Nacionales de Colombia S.A).

    Avião da Avianca (Colômbia)
    Foto: Divulgação

    1. KLM (Holanda)

    Fundação: 7/10/1919

    A companhia aérea mais antiga do mundo tem um nome praticamente impronunciável para quem não fala holandês. KLM é a abreviação para Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, ou Companhia Aérea Real Holandesa. O primeiro voo ocorreu em 17 de maio de 1920 entre Londres (Reino Unido) e Amsterdã (Holanda). A empresa chegou a paralisar seus voos durante a Segunda Guerra Mundial, mas conseguiu se reerguer após o conflito. Atualmente, faz parte do grupo Air France-KLM.

    Avião da KLM
    Foto: Divulgação

     

    Tópicos

    Tópicos