Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Economia da Alemanha deve recuar no 3º trimestre, diz banco central do país

    Maior economia da Europa sofreu uma breve recessão na virada do ano e ficou estagnada no segundo trimestre

    Sede do Bundesbank em Frankfurt, Alemanha
    Sede do Bundesbank em Frankfurt, Alemanha Divulgação Bundesbank/ foto de Florian Singer und Walter Vorjohann

    da Reuters

    A economia da Alemanha provavelmente encolherá neste trimestre, uma vez que o setor industrial está em recessão e o consumo privado contribui pouco para o crescimento, disse o banco central alemão em um relatório econômico mensal nesta segunda-feira (18).

    A maior economia da Europa sofreu uma breve recessão na virada do ano e ficou estagnada no segundo trimestre, de modo que uma contração no período atual significaria quatro trimestres consecutivos de taxas negativas ou estáveis.

    “Apesar do ritmo um pouco mais lento dos aumentos de preços, dos fortes aumentos salariais e do mercado de trabalho bom, as famílias ainda estão segurando os gastos”, disse o Bundesbank.

    “Além da moderação do consumidor, a crescente fraqueza da indústria também está pesando sobre o desempenho econômico”, acrescentou.

    A inflação da zona do euro caiu pela metade desde o final de 2022, mas, em 5,3%, continua desconfortavelmente alta, e o Banco Central Europeu elevou sua taxa de depósito para um recorde de 4% para deter o rápido crescimento dos preços.

    Esse aumento nos custos de financiamento também pesará sobre o crescimento, disse o Bundesbank, assim como a queda na entrada de pedidos para o vasto setor industrial do país.

    “O declínio baixo e contínuo na entrada de encomendas e a queda na carteira de pedidos estão tendo um impacto cada vez maior sobre a produção industrial”, disse o banco central.

    O setor industrial da Alemanha, fortemente exposto às exportações, foi particularmente atingido pela demanda fraca da China e suas perspectivas de recuperação permanecem fracas, segundo economistas.

    Veja também: Haddad vai apresentar plano de transição ecológica a investidores