Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Energia solar ultrapassa marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados no país

    São 22 mil megawatts (MW) de potência instalada, pouco mais de 4% da capacidade total do parque gerador brasileiro

    Daniel Rittnerda CNN

    Em Brasília

    Em franca expansão, a energia solar ultrapassou a marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no país.

    Com isso, o segmento chega ao patamar de 22 mil megawatts (MW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e propriedades rurais — o que corresponde a pouco mais de 4% da capacidade total do parque gerador brasileiro.

    Os números fazem parte de um mapeamento divulgado nesta terça-feira (27) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

     

    Na avaliação da entidade, o crescimento da energia fotovoltaica reforça o processo de transição energética no Brasil. Desde 2012, foram investidos R$ 111 bilhões no segmento, segundo a Absolar.

    Os estados que lideram a capacidade instalada são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

    De acordo com Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da entidade, o ritmo de crescimento da energia solar poderia ser ainda maior, mas é dificultado pelas altas taxas de juros.

    “O atual patamar da taxa de juros no Brasil, em 13,75%, inibe a aceleração desse desenvolvimento, pois a prestação do financiamento do sistema solar se torna pesada dentro do orçamento familiar”, diz Koloszuk.