Entenda o que os problemas enfrentados pelo Credit Suisse e pelo SVB tem em comum

Bancos enfrentam problemas não relacionados que aconteceram simultaneamente, preocupando investidores com o setor bancário

Allison Morrow, da CNN
Compartilhar matéria

Assim que o pânico sobre o sistema bancário dos Estados Unidos começou a se dissipar, uma nova explosão de ansiedade veio da Europa.

As ações do Credit Suisse caíram mais de 20% em Zurique, arrastando para baixo as ações dos bancos europeus. Os contratos futuros de ações dos EUA caíram na manhã desta quarta-feira, após subirem fortemente na terça-feira.

Qual é a conexão entre o Credit Suisse e o SVB? Eles estão enfrentando problemas não relacionados que aconteceram simultaneamente, preocupando os investidores com o setor bancário.

"O Credit Suisse tem sido um acidente de carro lento há anos", escreveu Peter Boockvar, diretor de investimentos do Bleakley Financial Group. "Mas agora as notícias de hoje, é claro, estão acontecendo no vórtice do SVB."

A "psicologia bancária global" já é frágil, disse Boockvar. Investidores de todo o mundo ficaram profundamente abalados com o colapso do Silicon Valley Bank e do Signature, tornando o setor bancário particularmente vulnerável a quaisquer sinais de problemas.

A bagunça do SVB fez com que as ações do Credit Suisse afundassem? Não de forma direta.

Mas vale ressaltar que os bancos europeus e americanos estão enfrentando um ambiente macroeconômico semelhante de taxas de juros repentinamente mais altas após uma década ou mais de taxas baixas (ou mesmo negativas).

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais