Arroz e feijão ficam mais baratos em SP com expectativa de safra recorde
Cereais apresentam deflação de 15,95% nos últimos 12 meses
Presença frequente nas refeições dos brasileiros, arroz e feijão apresentaram mais uma queda nos preços em São Paulo durante o mês de agosto.
De acordo com o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), levantamento realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a FFipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a subcategoria de cereais teve baixa de 2,33% no mês.
A deflação é uma tendência apresentada pelo grupo desde o segundo trimestre de 2024, que nos últimos 12 meses somam deflação de 15,95% no IPS. Os itens que se destacam nessa queda de preços são o arroz (-19,14%) e o feijão (-11,51%).
Considerando o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de setembro, conhecido como prévia da inflação brasileira, os dois itens acumulam baixas nos últimos 12 meses também em território nacional, com redução de 21,2% no valor do arroz e o feijão custando 8,6% a menos.
“Conforme 10° levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a expectativa é de que ocorra uma produção recorde de grãos no país para a safra 2024/25”, relata Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas
A produção atual de grãos se encerra com o maior volume da série histórica, estimado em 350,2 milhões de toneladas. O crescimento foi de 16,3% em relação à safra anterior, o que equivale a 49,1 milhões de toneladas excedentes.
“Além da boa safra no Brasil, a maior oferta mundial desses grãos, somada a uma menor demanda, fez os preços caírem ainda mais”, explica o economista.


