Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC britânico mantém taxa de juros em 5,25% antes de eleições no Reino Unido

    Comitê do banco central votou por 7 a 2 para manter os juros antes da eleição em 4 de julho, em linha com as expectativas de economistas

    Sede do Banco da Inglaterra em Londres
    Sede do Banco da Inglaterra em Londres 08/05/2024. REUTERS/Carlos Jasso/File Photo

    Por David Milliken e Suban Abdulla, da Reuters

    O Banco da Inglaterra manteve nesta quinta-feira a taxa de juros no maior nível em 16 anos, a 5,25, e algumas autoridades disseram que sua decisão de não reduzir os custos de empréstimos está agora “finamente equilibrada”.

    O comitê do banco central votou por 7 a 2 para manter os juros antes da eleição em 4 de julho, em linha com as expectativas dos economistas em uma pesquisa da Reuters.

    O vice-presidente do Banco da Inglaterra, Dave Ramsden, e Swati Dhingra, membro do comitê, continuaram sendo os únicos a defender um corte para 5%.

    O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse em comunicado da decisão diz ser “boa notícia” que os dados mais recentes tenham mostrado que a inflação está de volta à sua meta de 2%, mas que é muito cedo para cortar as taxas.

    “Precisamos ter certeza de que a inflação permanecerá baixa e é por isso que decidimos manter os juros em 5,25% por enquanto”, disse ele.