Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em baixa, após dados chineses mistos
No primeiro trimestre, PIB chinês teve expansão anual de 4,8%, maior do que o previsto, mas dados do varejo decepcionaram
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (18), após a divulgação de dados econômicos mistos da China, incluindo números do Produto Interno Bruto (PIB).
O índice japonês Nikkei caiu 1,08% em Tóquio hoje, a 26.799,71 pontos, enquanto o chinês Xangai Composto recuou 0,49%, a 3.195,52 pontos, e o sul-coreano Kospi teve modesta perda de 0,11%, a 2.693,21 pontos.
Exceção, o Shenzhen Composto – que reúne empresas chinesas com menor valor de mercado – avançou 0,43%, a 2.022,52 pontos.
Em Hong Kong e na Austrália, onde fica o principal mercado acionário da Oceania, não houve negócios nesta segunda devido ao feriado de Páscoa.
No primeiro trimestre, o PIB chinês teve expansão anual de 4,8%, maior do que o previsto. Por outro lado, as vendas no varejo chinês decepcionaram em março, com uma queda de 3,5% ante um ano antes, mais intensa do que se esperava.
Os dados vêm num momento em que a China enfrenta sua pior onda de Covid-19 em dois anos e dá sinais de desaceleração econômica.
Na semana passada, investidores ficaram decepcionados com o banco central chinês, o PBoC, que cortou compulsórios bancários, mas deixou algumas de suas principais taxas de juros inalteradas.
A expectativa era de relaxamento mais agressivo da política monetária.