Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil precisa de investimento estrangeiro para crescimento robusto, diz economista-chefe do Inter ao podcast de Rubens Menin

    Empresário recebeu Rafaela Vitoria para discussão sobre perspectivas econômicas do Brasil e desafios estruturais do país

    No quarto episódio do podcast "Brasil: uma oportunidade", Rubens Menin recebe Rafaela Vitoria, economista-chefe do Inter
    No quarto episódio do podcast "Brasil: uma oportunidade", Rubens Menin recebe Rafaela Vitoria, economista-chefe do Inter Divulgação

    Da CNN

    No último episódio do podcast “Brasil, Uma Oportunidade” (clique aqui para ouvir), o empresário Rubens Menin recebeu a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitoria, para uma discussão sobre as perspectivas econômicas do Brasil e os desafios estruturais do país.

    Um ponto importante da discussão foi a queda do investimento privado no Brasil. Mesmo com a alta de 2,9% do PIB em 2023, a taxa de investimentos no país foi de 16,5%, queda de 3% em relação ao ano anterior. O investimento privado é um “termômetro” da confiança de empresas privadas na economia.

    “Para o investimento privado voltar a crescer no Brasil, existem dois fatores principais. Um são os juros. Os juros estão altos ainda, refletem uma questão fiscal que ainda não está resolvida, falta um pouco de credibilidade no governo, a política monetária e a fiscal ainda seguem com algumas incertezas, e isso precisa ser resolvido para que os juros caiam”, disse Rafaela.

    “O outro ponto é a legislação, os marcos regulatórios. Você precisa ter segurança jurídica para fazer investimentos de longo prazo, e eu acho que aí a gente está avançando. As concessões e privatizações foram muito importantes.”

    Menin e Rafaela também abordaram as altas taxas de juros reais no Brasil e seu impacto na competitividade das empresas, bem como a importância de reformas como a tributária para impulsionar o crescimento econômico e o investimento.

    Outro destaque da conversa foi a diminuição do investimento estrangeiro no mercado de capitais brasileiro e o potencial do país como um destino de investimento atrativo. Rafaela ressaltou os fatores que afetam a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros, incluindo as altas taxas de juros nos EUA e questões geopolíticas globais.

    “Não tem como o Brasil crescer sem um cenário global mais favorável. A gente está inserido nessa cadeia global de suprimentos não só porque a gente é um grande provedor de commodities, mas também a gente precisa do investimento estrangeiro para ter um crescimento mais robusto”, afirmou a economista.

    “A gente tem que olhar para as taxas de juros fora do Brasil, é ela que manda para onde vai um investimento. E hoje a gente tem uma taxa de juros mais alta nos Estados Unidos, bem maior do que era até no período da pandemia, num patamar que está bem acima do que foi nos últimos 15 anos. Então o investidor está readaptando e reavaliando como que ele faz essa alocação de capital hoje com o custo de capital mais alto.”

    O podcast está disponível no Spotify, clique aqui e ouça: https://bit.ly/3WoXCGV