Criptomoedas, NFTs e acessórios para games se popularizam como presentes
Estudo mostra que 39% dos entrevistados acreditam que os produtos digitais serão presentes mais relevantes no futuro
O futuro dos presentes pode estar no universo digital. Segundo levantamento do Grupo Consumoteca, divulgado em primeira mão à CNN, criptomoedas, acessórios para personagens em jogos e NFTs (aqueles símbolos eletrônicos que representam um bem) estão mais populares na hora de presentear.
Os dados mostram que 39% dos entrevistados acreditam que os produtos digitais serão presentes mais relevantes no futuro e 54% acham que os gift cards serão cada vez mais populares.
O estudo destaca que quem compra gift card não quer apenas presentear outra pessoa, mas também adquire o produto como uma forma de se auto presentear.
De acordo com o especialista, Felipe Medeiros, analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos, esse aumento na popularização dos cards está atrelada à digitalização do consumo e, principalmente, à digitalização dos colecionáveis. “Hoje você já encontra vários itens que antes só existiam em modo físico, já disponíveis em modo digital, afirma”. Empresas do ramo de entretenimento e moda já dispõem de lojas exclusivas para itens digitais.
Atualmente, no mercado de NFTs é possível encontrar de lembrancinhas de US$ 10 a presentões de até US$ 1 milhão, como é o caso de alguns NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club — aquela com itens comprados por celebridades como Neymar e Justin Bieber.
O especialista explica que, na prática, presentear alguém com NFTs acontece pela disponibilizam a função “presentear” para que o envio do NFT seja feito para outras carteiras e o destinatário tenha ciência de que se trata de um presente. E, para fazer isso, basta ter o endereço virtual do destinatário do presente.“Falando especificamente em cripto, isso fica restrito a algumas exchanges (corretoras) que disponibilizam essa função de envio de presente para outros usuários”, ressalta.
Outra pesquisa do grupo ainda revela que 70% dos brasileiros acreditam que a tecnologia aproxima as pessoas. Além disso, 47% dos entrevistados sentem que conseguem se conectar de forma mais profunda e autêntica com as pessoas quando estão on-line e 46% se relacionam com mais gente no mundo digital do que fora dele.
Para Marina Roale, responsável pela pesquisa, as gerações atuais estão se relacionando e criando vínculos reais já no mundo digital e isso também mostra como presentear on-line é cada vez mais natural. “Se eu já tenho amigos em jogos on-line, por que eu não posso presenteá-lo com uma NFT dentro do Metaverso?”, questiona.
*Com supervisão de Diego Mendes, da CNN