Entenda como fica o seu perfil de crédito após mudanças na metodologia da Serasa
Consumidor não perde pontuação ao migrar para o novo modelo de metodologia
A Serasa lançou neste mês uma nova métrica para calcular a pontuação de crédito de cada consumidor: a versão 3.0 do score de crédito.
A metodologia permite que os brasileiros conectem seus dados bancários, que são incluídos na análise do perfil de cada consumidor e geram um resultado mais preciso e personalizado na pontuação.
Informações como extrato da conta corrente, salários, outras fontes de renda, financiamentos, histórico do cartão de crédito e outros dados passam a ser vinculados na conta da Serasa e participam do cálculo da nova pontuação.
Wesley Brandão, especialista da Serasa, explica que a nova metodologia consegue garantir um cálculo mais assertivo na avaliação de crédito.
“A grande mudança do modelo é que o consumidor pode contribuir de forma direta para a avaliação a partir das informações de crédito, porque vai refletir melhor o histórico e situação financeira”, pontua.
Segundo o especialista, somar as informações financeiras com os dados de crédito da Serasa permite que o cálculo do score fique mais fácil.
Score 3.0 é obrigatório?
O serviço do Score 3.0 já está disponível para todos os consumidores, mas migrar para esse modelo não é obrigatório.
“Objetivo é sempre apoiar o consumidor, levando a melhor fotografia da condição financeira dele”, pontua Brandão.
O especialista também ressalta que ao conectar a conta no novo modelo, o consumidor não vai perder a pontuação que já tem. Ao mudar a conta, o sistema pode manter ou melhorar o score.
Mas ao longo do tempo, a pontuação do consumidor pode oscilar, para melhor ou pior, a depender da gestão financeira e dos dados fornecidos por ele.
O cadastro no novo modelo pode ser realizado através do site serasa.com.br, através do login do consumidor na sua conta.
Brandão ainda ressalta que os dados dos consumidores ficam protegidos no sistema de crédito da Serasa. “A instituição pratica os melhores processos de segurança da informação, a nível internacional”.
O que é o Score de crédito?
O Serasa Score é um indicador que aponta quais as probabilidades de o consumidor pagar suas contas em dia.
Segundo a Serasa, a medida traduz com fidelidade o histórico do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado.
Amanda Castro, gerente da Serasa Score, explica em nota publicada no site que a pontuação considera informações positivas e negativas do consumidor.
“Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o score. A conexão bancária pode fortalecer esse ponto”, avalia.
A Serasa avalia o score em faixas: uma pontuação na faixa Muito Bom fica entre 701 e 1.000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700, é considerada Bom. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, e de 0 a 300 é considerada uma pontuação Baixa.