FMI diz que países emergentes devem se preparar para aperto monetário do Fed

Movimentos mais rápidos que o esperado pelo Fed podem afetar mercados financeiros e provocar saídas de capital e depreciação cambial no exterior

Por Andrea Shalal, da Reuters
Logo do FMI  • 12/10/2018. REUTERS/Johannes P. Christo
Compartilhar matéria

As economias emergentes precisam se preparar para as altas de juros nos Estados Unidos, afirmou o Fundo Monetário Internacional em blog publicado nesta segunda-feira (10).

Segundo a instituição, movimentos mais rápidos do que o esperado pelo Federal Reserve System (Fed), o banco central americano, podem afetar mercados financeiros e provocar saídas de capital e depreciação cambial no exterior.

O FMI ainda afirmou esperar que o crescimento robusto nos EUA deve continuar, com a inflação provavelmente se moderando mais tarde no ano.

O credor global vai divulgar novas projeções econômicas mundiais em 25 de janeiro.

Um aperto gradual e bem telegrafado da política monetária nos EUA deve ter pouco impacto sobre os mercados emergentes, com a demanda externa compensando o impacto do aumento dos custos de financiamento.

Mas uma inflação de salários nos EUA ou gargalos sustentados de oferta podem impulsionar os preços mais do que o esperado e alimentar expectativas de inflação mais rápida, provocando altas mais aceleradas dos juros pelo banco central norte-americano.

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais