Gleisi Hoffmann volta a criticar Campos Neto e vê "decisão política" do BC

“Já tá muito feio para o Banco Central fazer o que tá fazendo", afirma presidente do PT

Leonardo Ribbeiro e Gabriel Garcia, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann, voltou a criticar a taxa de juros e acusou o Banco Central (BC) de agir de forma “política” na tomada de decisão.

As afirmações foram feitas, nesta quarta-feira (12), no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.

“Já tá muito feio para o Banco Central fazer o que tá fazendo. A decisão do Banco Central tem sido política. Tá horrível isso”, disse.

A deputada reclamou da atuação do presidente do BC, Roberto Campos Neto. De acordo com ela, “amplos setores da sociedade” estão insatisfeitos com a atual política monetária.

“Eu espero que Campos Neto tenha responsabilidade e que não venha abaixar só 0,25 [ponto percentual na reunião do Copom em agosto]. O arcabouço não influencia. O governo tem se mostrado muito responsável em todas as suas contas. A inflação tem caído, o dólar também está em queda e está estável. Tá feio pro Campos Neto”, apontou.

Desde a primeira reunião do Banco Central para definição da taxa Selic, neste ano, Gleisi tem feito críticas a Campos Neto.

Em maio ela chegou a chamá-lo de “negacionista” e classificou a taxa de juros, atualmente em 13,75%, como “genocida”.

Integrantes do governo também chegaram a fazer ataques diretos ao presidente do BC.

No entanto, nos últimos dias, o tom foi amenizado sobretudo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O que seria uma consequência do indicativo dado pelo banco na última reunião do Copom de que os juros devem começar a baixar a partir de agosto.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais