Golpistas intensificam ataques na madrugada da Black Friday, mostra estudo
Levantamento da Serasa Experian aponta que tentativas de fraude dobram entre 0h e 2h

O período da Black Friday, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, movimenta bilhões de reais em todo o país, com consumidores em busca de descontos expressivos.
Mas, enquanto as promoções atraem compradores, também chamam a atenção dos criminosos digitais, que aproveitam a madrugada para agir com método e precisão, revela um estudo da Serasa Experian com base em dados de 2024.
De acordo com o levantamento, pelo segundo ano consecutivo, o dia mais visado pelos fraudadores foi 29 de novembro. As compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo superou 300 mil pedidos por hora.
No entanto, é na madrugada, entre 0h e 2h, que os golpistas encontram terreno fértil: o volume de compras cai para cerca de 65 mil por hora, mas a taxa de ataque dobra, alcançando 2% às 3h da manhã, o dobro da média diária.
O estudo analisou 5,2 milhões de transações que somaram R$ 3,5 bilhões em vendas no período. No total, foram identificadas e bloqueadas 32,4 mil tentativas de fraude, o equivalente a R$ 51,8 milhões em prejuízos evitados para empresas e consumidores.
Segundo o diretor da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, o padrão de comportamento mostra que os criminosos agem de forma planejada, antecipando-se aos horários de maior vulnerabilidade.
“Os fraudadores seguem o movimento do consumidor: quando ele acelera, eles também. O segredo está em antecipar o risco, e não apenas reagir a ele”, afirma Sanchez.
O estudo também aponta que os millennials (nascidos entre 1981 e 1996) lideraram as compras online, com mais de 2 milhões de transações, mas foram igualmente os principais alvos dos golpistas, concentrando quase 30% das tentativas de fraude.
Apesar de as mulheres terem realizado mais compras no período, a taxa de tentativas de fraude foi mais elevada entre os homens.


