Haddad anuncia detalhes de volta de impostos sobre combustíveis às 17h desta terça

Na véspera, foi anunciado pela Fazenda o fim da desoneração fiscal em tributos como o PIS/Cofins e a Cide, mas faltam detalhes sobre a remodelação das cobranças

Fabrício Julião, da CNN
Compartilhar matéria

O Ministério da Fazenda informou que houve nova alteração de horário e o anúncio com a definição sobre a volta dos impostos dos combustíveis agora ocorrerá às 17h desta terça-feira (28). Na véspera, foi anunciado pela pasta o fim da desoneração fiscal em tributos como o PIS/Cofins e a Cide, mas faltam detalhes sobre a remodelação das cobranças.

Para explicar as alterações que serão feitas neste retorno da cobrança dos impostos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concederá coletiva em conjunto com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A principal mudança já anunciada ocorrerá nos impostos de gasolina e etanol. Isso porque haverá uma diferenciação de alíquotas entre os combustíveis fósseis e os renováveis.

A oneração será maior nos casos de gasolina, que poluem mais, em detrimento dos consumidores que optarem pelo etanol, considerado mais limpo. No caso do diesel, a desoneração dos tributos foi mantida até dezembro de 2023 pela MP editada pelo governo em janeiro.

Apesar desta alteração nas alíquotas dos impostos, o Ministério da Fazenda destacou que serão mantidos os R$ 28 bilhões de arrecadação com esses impostos em 2023.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais