Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    INSS começa a pagar 1ª parcela do 13º para quem recebe mais do que o salário mínimo

    Datas do depósito do benefício variam conforme o valor que o segurado ganha e o número final do benefício

    Os créditos pagos em abril continuam sendo repassados até a próxima quarta-feira (8)
    Os créditos pagos em abril continuam sendo repassados até a próxima quarta-feira (8) Foto: Henry Milleo/ Agência Brasil

    Marien Ramosda CNN*

    A primeira parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quinta-feira (2) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais do que um salário mínimo.

    As datas do depósito variam conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito. Recebem nesta quinta, por exemplo, quem tem número final de benefício 1 e 6. Os pagamentos seguem até o dia 8 deste mês.

    Já a segunda parcela do 13º começa a ser paga no dia 24 deste mês. O INSS inicia o pagamento para aqueles que ganham até um salário mínimo e tem número de benefício com final 1.

    Para quem recebe mais do que o salário mínimo, o depósito da segunda parte do abono começa em 3 de junho. Os pagamentos seguem até o dia 7 do mês que vem.

    Em março, o governo determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas a 33,6 milhões de beneficiários.

    O abono costuma ser pago apenas no segundo semestre, mas tem sido antecipado pelo governo nos últimos anos como uma medida para estimular a economia do país.

    Terão direito ao valor os beneficiários do INSS que, em 2024, recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

    O número final do benefício, que determina a data de pagamento, pode ser consultado por meio do aplicativo “Meu INSS” ou no cartão do beneficiário.

    Calendário de pagamento

     

    *Sob supervisão de Ligia Tuon