Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jogo que “destrói amizades”: por que Uno continua popular depois de 52 anos

    Mais de 600 edições do Uno estão disponíveis, mas a mecânica central do jogo permanece praticamente a mesma a cada nova versão

    Daniel Karmann/dpa/picture alliance/AP

    “Faça seu pedido.” No tempo que você levou para ler essa frase, outro baralho de Uno foi vendido.

    O jogo de cartas favorito entre famílias já existe há 52 anos – mas pode ser mais popular do que nunca.

    Quase todo mundo parece jogá-lo e, de certa forma, é o jogo mais vendido do mundo.

    Quase um conjunto de Uno foi vendido nos EUA a cada segundo no ano passado, segundo a Mattel, sua produtora.

    São quase 60 decks de Uno por minuto – acima dos 17 conjuntos por minuto em 2021.

    Sua popularidade se deve ao amplo apelo do jogo, diz Michelle Parnett-Dwyer, curadora do Strong National Museum of Play, em Rochester, Nova York.

    “As crianças podem jogar contra adultos sem serem derrotadas, e os adultos podem jogar juntos e ainda assim se divertir”, diz ela.

    “A jogabilidade é simples e fácil de entender, e jogar uma rodada é rápido.”

    Mais de 600 edições do Uno estão disponíveis, mas a mecânica central do jogo permanece praticamente a mesma a cada nova versão.

    Os jogadores compram um punhado de cartas e depois se revezam tentando descartá-las; o primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas vence.

    Um jogador pode colocar uma carta se ela corresponder à cor ou ao número da carta anterior no topo da pilha de cartas.

    Ou, para mudar as coisas, os jogadores podem colocar uma carta de ação – exigindo que o próximo jogador compre mais cartas ou pule um turno.

    Uno faz participações especiais frequentes na cultura popular.

    A família Obama já jogava junto em 2007. O jogo apareceu em postagens de muitas celebridades nas redes sociais, de Joe Jonas a Kylie Jenner.

    John Legend e Chrissy Teigen certa vez trouxeram Uno para a festa de exibição do Oscar da Vanity Fair.

    E em julho passado, Questlove deu uma “festa Uno” repleta de estrelas com a presença de Taylor Swift e Jason Sudeikis.

    O jogo foi recentemente apresentado em um episódio da série de TV “Hacks”, quando a personagem principal Deborah Vance se junta a alguns velhos amigos para um jogo de cartas em Las Vegas, apenas para descobrir que em vez de pôquer eles estão jogando Uno.

    Em 2021, a Mattel anunciou que estava criando um filme de comédia de assalto ao vivo baseado em Uno, estrelado pelo rapper Lil Yachty.

    A vida útil do Uno

    Uno foi criado em 1971 por Merle Robbins, um barbeiro de Ohio. Robbins e sua esposa imprimiram 5.000 cópias do jogo e viajaram pelos EUA vendendo-as em acampamentos.

    Sua popularidade cresceu na década de 1980, depois que os Robbins venderam os direitos do jogo. E então, em 1992, a Mattel a adquiriu.

    Ao que parece, Uno é um daqueles jogos que permaneceu popular por várias gerações.

    Muitas vezes está no fundo das casas das pessoas – empilhado em uma prateleira com outros jogos de tabuleiro e cartas ou guardado em uma gaveta, pronto para noites de jogos e acampamentos.

    O jogo é “relativamente barato e portátil”, diz Parnett-Dwyer. As versões mais baratas custam menos de US$ 6 na Amazon.

    Isso torna mais fácil substituir uma “versão muito apreciada (que) tem muitos vincos e bordas dobradas” por um novo deck, diz ela.

    Atualmente, Uno ocupa o primeiro lugar na categoria de jogos tradicionais – que inclui tudo o que você encontraria no corredor de jogos de um Walmart ou Target, incluindo jogos de tabuleiro (com exceção de jogos de cartas colecionáveis, como Pokémon e Yu-Gi-Oh!) – de acordo com o serviço de rastreamento de varejo Circana.

    Mantém este título há dois anos em todo o mundo e três nos EUA. O jogo de cartas já está à venda em mais de 80 países.

    Suas diversas edições vão desde um braille Uno até uma edição apartidária, onde os habituais cartões vermelhos e azuis são trocados por laranja e roxo para evitar associações com a política americana.

    Só neste ano, a Mattel lançou 27 novos decks Uno. Isso inclui o lançamento do Uno Fandom, uma categoria que “celebra fandoms grandes e pequenos na TV, no cinema, em equipes esportivas e na cultura pop”, disse o vice-presidente e chefe global de jogos da Mattel, Ray Adler, à CNN.

    Esses decks, comemorando tudo, desde Harry Potter até a NFL, incluem regras especiais e cartas foil colecionáveis.

    “O Uno original tem poder de permanência devido ao seu amplo apelo”, diz Parnett-Dwyer.

    “Mas diferentes edições e variações certamente ajudaram a atrair novos públicos e a deixar as crianças entusiasmadas para jogar a primeira rodada.”

    Como as novas versões do Uno influenciam a popularidade do jogo

    A Mattel percebeu durante um longo período de tempo que essas novas versões do Uno são “aditivas e não canibalísticas”, diz Adler.

    Isso significa que as novas edições contribuem para o crescimento geral do jogo e não prejudicam as vendas dos produtos existentes.

    Em um de seus maiores afastamentos do estilo de jogo tradicional do Uno, a Mattel lançou uma versão chamada “Show ‘em No Mercy”, em outubro de 2023.

    Os ingressos esgotaram rapidamente e a Mattel continua lutando para atender à demanda, diz Adler.

    “Show ‘em No Mercy” é uma edição extrema do jogo e vem com uma série de novas regras e novas cartas (56 adicionais além das 108 do jogo tradicional).

    Isso inclui uma carta “Comprar 10” e uma regra que diz que quando você chegar a 25 cartas em sua mão, você estará fora.

    Também permite empilhar, um movimento em que um jogador pode colocar várias cartas – sim, até mesmo comprar 10.

    O empilhamento é um tema quente do Uno que tem gerado muitos debates, tanto online quanto em noites de jogos na vida real, por não ser uma regra oficial.

    Isso é abordado apenas nos livros de regras de algumas versões, como Uno Attack Mega Hit.

    “Show ‘em No Mercy” foi, em parte, inspirado pela percepção do consumidor e pelo feedback das mídias sociais, diz Adler.

    “As pessoas adoram jogar cartas de ação contra amigos e familiares – e eles obtêm algumas das melhores reações, especialmente quando há muitas cartas de ação”, diz Adler.

    “E então dissemos: ‘E se pegássemos isso e passássemos para o próximo nível?’… a equipe de design fez um trabalho incrível ao realmente dizer: ‘Quais são os elementos brutais do Uno e como você os acentua?’ ”

    “Show ‘em No Mercy” ressoou entre os jogadores e se tornou viral nas redes sociais devido ao seu jogo acirrado.

    (A própria Mattel se apoiou nas brincadeiras da mídia social, postando uma carta falsa do Draw 100 no Dia da Mentira.)

    No primeiro trimestre de 2024, foi o segundo jogo mais popular na categoria de jogos tradicionais do Circana, logo atrás do Uno tradicional.

    Até o final de 2024, a Mattel lançará “bem mais” de 50 novas edições do Uno, diz Adler. A maioria delas serão variantes, com apenas duas ou três por ano apresentando mudanças significativas na jogabilidade.

    Parnett-Dwyer diz que o jogo foi incluído no National Toy Hall of Fame de seu museu em 2018.

    “Ótimos brinquedos e jogos são transmitidos de geração em geração. Muitos dos avós de hoje jogavam Uno com os filhos, e os próximos pais jogam agora com os filhos”, diz ela. “É realmente um ‘clássico’.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original