O que muda com o pagamento de boletos via Pix?

BC ainda vai definir tipos de ativos financeiros passíveis de vinculação ao boleto de cobrança dinâmico

Da CNN
Ilustração de pessoa realizando pagamento de boleto via Pix
Pessoa escaneia QR Code e realiza pagamento de boleto via Pix  • Divulgação: Banco Central do Brasil
Compartilhar matéria

O Banco Central (BC) oferece, a partir desta segunda-feira (3), a possibilidade de o brasileiro pagar seus boletos via Pix.

Com as novas regras de aperfeiçoamento da autarquia, os boletos deverão incluir um QR Code específico para realizar as operações, o chamado "boleto dinâmico".

O pagador poderá utilizar o mesmo boleto devido, seja ele digital ou físico, para cumprir o pagamento de forma automática e direta.

O BC afirma que, para garantir o correto direcionamento dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pela autarquia.

"A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento [boleto], trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos", escreveu em nota Ricardo Vieira Barroso, chefe de divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC.

O Banco Central ainda irá definir os ativos financeiros que poderão ser vinculados ao boleto dinâmico, "de forma a garantir a higidez e a segurança no uso dessa nova modalidade de instrumento de pagamento", pontua.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais