Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja quando beneficiários do INSS que ganham acima do piso começam a receber reajuste

    INPC, que define o reajuste de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do piso, acumulou 3,71%, segundo IBGE

    Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
    Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Da CNN*

    O IBGE divulgou nesta quinta-feira (10) que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou 3,71%. O valor define o reajuste de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do piso nacional — equivalente ao salário mínimo.

    O INPC mede variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento.

    Para os segurados com renda mensal acima do piso, os depósitos de janeiro começam a ser creditados em 1º de fevereiro, a depender do número final do cartão de benefício.

    Já para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos referentes ao primeiro mês do ano vão de 25 de janeiro até 7 de fevereiro. O reajuste deste grupo é definido pela nova política de valorização do salário mínimo.

    O calendário divulgado pelo INSS leva em consideração o número final do cartão, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Por exemplo, se o número de benefício for 123.456.789-0, o dígito final é o 9.

    Calendário de pagamentos do INSS de 2024 / Reprodução/INSS

     

    O INSS afirma que paga 39.036.865 de benefícios previdenciários por mês, conforme levantamento feito com base na folha de pagamento de novembro. Desse total, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 previdenciários.

    Ainda segundo o levantamento, 26.168.062 segurados recebem até um salário mínimo. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas.

    Como consultar os valores?

    Segundo o INSS, para os segurados que não têm acesso à internet, é possível fazer a consulta dos valores ao ligar para a Central 135. É necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

    Para os segurados com acesso à internet, é possível acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, o beneficiário precisa clicar em “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS.

    *Informações de Danilo Moliterno.