Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo emite alerta sobre golpes que prometem inclusão no Voa Brasil, ainda não lançado

    Nota indica ainda que o programa está em ajuste final, "motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para participação no referido programa"

    Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro
    Avião decola de aeroporto Santos Dumont, no RIo de Janeiro REUTERS/Pilar Olivares

    Da CNN*

    O Ministério de Portos e Aeroportos emitiu nota em que alerta a população para golpes que prometem a inclusão no Voa Brasil — que vai prever passagens a R$ 200. O programa ainda não foi lançado.

    “Alertamos que o Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão no programa”, diz a nota.

    “Caso o cidadão receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, sugerimos que denuncie essa prática por meio dos canais de atendimento ao usuário”, completa.

    O governo indica ainda que o programa está em ajuste final, “motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para participação no referido programa”.

    “Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para cadastro em programas sociais do governo federal não são fontes oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão”, indica o Ministério.

    A nota destaca ainda “não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. para pessoas desconhecidas ou inseridas em sites de origem desconhecida”.

    Os canais de denúncia do governo são os seguintes:

    • Pela internet- Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/)
    • Pelo e-mail – ouvidoria@mpor.gov.br
    • Pelo telefone – (61) 2029-8090

    *Publicado por Danilo Moliterno.