Investimentos privados em meio ambiente no Brasil somam R$ 48,2 bi em 2025
Amcham aponta crescimento de 24% em investimentos em energia limpa, reflorestamento e economia circular

Os investimentos privados em projetos de sustentabilidade e descarbonização no Brasil chegaram a R$ 48,2 bilhões em 2025, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (14) pela Amcham Brasil, em Brasília, durante a Pré-COP30. O valor representa um crescimento de 24,2% em relação ao total mapeado no ano passado.
O levantamento faz parte da nova edição do Brasil pelo Meio Ambiente (BPMA), movimento que reúne dados de empresas que atuam em áreas como energia limpa, economia circular, reflorestamento e eficiência no uso de recursos. Nesta edição, o número de companhias participantes subiu de 165 para 209, e o total de projetos chegou a 316 — o maior desde o início da série, em 2021.
De acordo com a Amcham, as ações empresariais em andamento abrangem 11,1 milhões de hectares preservados ou restaurados, 23,5 mil GWh de energia limpa gerados, e 4,3 bilhões de litros de biocombustíveis produzidos. O relatório também aponta 202,9 milhões de toneladas de resíduos tratados ou reaproveitados e 36,8 bilhões de litros de água reutilizados, o suficiente para abastecer 670 mil pessoas por um ano.
COP30: Bancos privados apostam em financiamentos climáticos
As iniciativas mapeadas permitiram evitar a emissão de 305,8 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, um avanço de 15,4% na comparação com 2024. Segundo o presidente da Amcham, Abrão Neto, os resultados mostram “um movimento consistente do setor privado na implementação de projetos de sustentabilidade e descarbonização em linha com os compromissos climáticos negociados nas COPs”.
Criado em 2023, o Brasil pelo Meio Ambiente é atualizado anualmente e busca mensurar o impacto ambiental e econômico dos investimentos privados no país. A plataforma integra a estratégia da Amcham de fortalecer a agenda de implementação rumo à COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).


