BuzzFeed diz que usará inteligência artificial para criar conteúdo; ações disparam 150%

Segundo empresa de mídia, tecnologia será usada na elaboração de questionários, para ajudar no brainstorming e auxiliar na personalização de conteúdo para seu público

Oliver Darcy, da CNN
Câmara dos Deputados aprovou marco legal para uso da inteligência artificial (IA) no Brasil
Líderes da indústria de mídia têm dito cada vez mais que a inteligência artificial revolucionará seus negócios  • Sdecoret/Adobe Stock
Compartilhar matéria

O BuzzFeed disse nesta quinta-feira (26) que trabalhará com o criador do ChatGPT, OpenAI, para usar inteligência artificial na criação de conteúdos para seu público, oficializando um marco em como as empresas de mídia implementam a nova tecnologia em seus negócios. 
 
Jonah Peretti, cofundador e executivo-chefe da empresa, disse aos funcionários em um comunicado que eles podem esperar que o “conteúdo inspirado em IA passe de um estágio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para parte de nosso negócio principal”. 

Peretti detalhou que a tecnologia será usada para criar questionários, ajudar no brainstorming e auxiliar na personalização de conteúdo para seu público. O BuzzFeed, por enquanto, não usará inteligência artificial para ajudar a escrever notícias, disse um porta-voz à CNN. 


 “Para ser claro, vemos os avanços na IA abrindo uma nova era de criatividade que permitirá aos humanos aproveitar a criatividade de novas maneiras com infinitas oportunidades e aplicações para o bem”, disse Peretti. “Na publicação, a IA pode beneficiar tanto os criadores de conteúdo quanto o público, inspirando novas ideias e convidando os membros do público a cocriar conteúdo personalizado.” 

“Quando você vê esse trabalho em ação, é incrível”, acrescentou Peretti, prometendo “liderar o futuro do conteúdo com tecnologia de IA”. 
 
A notícia fez com que as ações do BuzzFeed disparassem mais de 150% nas negociações de quinta-feira (26), para mais de US$ 2 por ação. 

Os líderes da indústria de mídia têm dito cada vez mais que a inteligência artificial revolucionará seus negócios. 
 
Embora o BuzzFeed seja o maior criador de conteúdo digital a implementar a tecnologia da OpenAI em seus negócios, alguns outros veículos tomaram medidas semelhantes. 
 
A CNET recentemente usou uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar a escrever histórias. Mas o processo não foi tranquilo, com vários artigos exigindo correções. 
 
Em uma nota publicada online na quarta-feira (25), a editora-chefe da CNET, Connie Guglielmo, pediu desculpas pelos erros e disse que novos processos foram implementados para evitá-los no futuro. 
 
Mas, disse Guglielmo, a saída não se esquivará de usar a inteligência artificial no futuro. 
 
“O processo nem sempre é fácil ou bonito, mas vamos continuar a adotá-lo – e qualquer nova tecnologia que acreditamos torne a vida melhor”, escreveu Guglielmo. 
 
A Associated Press também começou a usar inteligência artificial para automatizar notícias há quase uma década. 

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais