Como uma pequena empresa americana fez conglomerado indiano perder bilhões em valor de mercado

Relatório da empresa Hindenburg Research mirou no Adani Group, do homem mais rico da Ásia, acusando a multinacional de manipulação de ações e fraude contábil

Allison Morrow, da CNN, Nova York
Gautam Adani
Relatório da Hindenburg, que o Adani Group rejeitou como infundado, acusa o conglomerado e o próprio Adani de realizar “o maior golpe da história corporativa”  • Reuters/Rupak De Chowdhuri
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O homem mais rico da Ásia está na mira de uma empresa de pesquisa cujo nome evoca pânico. A Hindenburg Research, batizada em homenagem ao desastre do dirigível de 1937, é uma pequena e relativamente jovem pesquisadora financeira de Nova York, conhecida por fazer apostas ousadas contra corporações de alto nível que acredita serem supervalorizadas, fraudulentas ou ambas.

Na semana passada, a Hindenburg surpreendeu os investidores ao divulgar um relatório baseado no que disse ser uma investigação de dois anos sobre o Adani Group, um dos maiores conglomerados multinacionais da Índia.

O relatório e a venda que ele desencadeou - apagando cerca de US$ 70 bilhões em valor de mercado nas empresas do Adani Group - estão renovando as preocupações sobre a governança corporativa do grupo, além de alimentar o debate sobre o papel muitas vezes caótico que short-sellers (venda a descoberto) como a Hindenburg desempenham nos mercados financeiros.

Quem é Adani e do que ele é acusado?

Gautam Adani é um magnata de 60 anos que fundou o Adani Group há mais de 30 anos, tornando-o o maior operador portuário da Índia, com negócios que abrangem infraestrutura e produção de energia. Ele se tornou o homem mais rico da Índia há um ano e ultrapassou brevemente Jeff Bezos para se tornar o segundo mais rico do mundo.

O relatório da Hindenburg, que o Adani Group rejeitou como infundado, acusa o conglomerado e o próprio Adani de realizar “o maior golpe da história corporativa”.

Hindenburg acusou a empresa de “manipulação descarada de ações” e fraude contábil que ocorreu ao longo de décadas. Hindenburg disse que as ações do Adani Group estão supervalorizadas e assumiu uma posição vendida (veja mais sobre isso abaixo) sobre elas, o que significa que a Hindenburg vence quando as ações da Adani caem.

O Grupo Adani revidou, chamando o relatório da Hindenburg de “nada além de uma mentira”.

Em uma refutação de mais de 400 páginas, o Adani Group disse que a venda a descoberto de títulos e derivativos negociados no exterior pela Hindenburg equivalia a fraude de valores mobiliários e que o relatório era um ataque à Índia.

Em uma refutação dessa refutação, Hindenburg disse que “a fraude não pode ser ofuscada pelo nacionalismo” e que o Grupo Adani ignorou “todas as principais alegações que levantamos”.

As defesas e negações de Adani sobre irregularidades não foram suficientes para conter o sangramento.

Desde a divulgação do relatório de Hindenburg na semana passada, o grupo perdeu mais de US$ 70 bilhões em seu valor de mercado de ações. O patrimônio líquido pessoal de Adani também despencou cerca de US$ 30 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index, embora ele continue entre as pessoas mais ricas do planeta, com US$ 92 bilhões em seu nome.

FILE PHOTO: Indian billionaire Gautam Adani speaks during an interview in the western Indian city of Ahmedabad September 24, 2012. REUTERS/Amit Dave / REUTERS/Amit Dave
FILE PHOTO: Indian billionaire Gautam Adani speaks during an interview in the western Indian city of Ahmedabad September 24, 2012. REUTERS/Amit Dave / REUTERS/Amit Dave

O que é venda a descoberto ou short-selling?

Em sua forma mais básica, a venda a descoberto ou short-selling é uma tática de investimento baseada na perda de valor de uma ação (ou outro título).

Para colocar em termos não financeiros: digamos que haja um jogo de futebol na sexta-feira à noite e seu amigo tenha um ingresso. Mas você suspeita que o preço dos ingressos pode cair devido à falta de demanda no dia do jogo. Então, você pega emprestado o ingresso de seu amigo, por uma pequena taxa, e promete devolvê-lo a tempo do início do jogo.

Imediatamente, você vende o ingresso emprestado por US$ 50, apostando que no dia do jogo o custo do ingresso será inferior a US$ 50. E com certeza, o mau tempo mantém as pessoas em casa e o estádio começa a reduzir os preços. Você compra um ingresso por US$ 30, dá a seu amigo e embolsa a diferença de US$ 20 (menos qualquer taxa que você pagou ao seu amigo pelo privilégio de pedir emprestado).

Na prática, as empresas especializadas em vendas a descoberto estão frequentemente entre as mais criticadas. Se o mundo de Wall Street é uma mesa de dados, onde os ganhos de um jogador impulsionam os de todos os outros, os vendedores a descoberto são os caras que apostam contra a mesa.

Os vendedores a descoberto argumentam que seu trabalho desempenha um importante papel de cão de guarda, expondo fraudes e evitando que os ativos fiquem inflacionados demais.

“É necessária uma pesquisa crítica e contraditória porque Wall Street é uma máquina bem ajustada, construída para vender títulos ao público, independentemente da qualidade”, escreveu Hindenburg em um relatório de 2021. “O mundo corporativo está repleto de fraudes e os investidores têm pouca proteção”.

E, para seu crédito, os vendedores a descoberto foram fundamentais para expor as principais fraudes do mercado, como a Enron em 2001 e a fraude hipotecária sistêmica que quase devastou a economia global em 2008.

Claro, não há nada que impeça os maus atores no mundo das vendas a descoberto de fazer afirmações exageradas ou falsas sobre uma empresa para tentar obter lucro rápido.

O que é a Hindenburg Research?

A Hindenburg é uma vendedora a descoberto especializada em pesquisa financeira forense, fundada em 2017 por Nathan Anderson. E sim, tem o nome inspirado na tragédia do dirigível Hindenburg.

“Vemos o Hindenburg como o epítome de um desastre totalmente causado pelo homem e totalmente evitável”, afirma o site. “Procuramos desastres semelhantes causados pelo homem flutuando no mercado e pretendemos esclarecê-los antes que atraiam mais vítimas inocentes”.

É como um bando de jornalistas investigativos, só que sem toda a bagagem ética. Jornalistas não podem manter um interesse financeiro em seus assuntos; vendedores a descoberto como Hindenburg quase sempre o fazem.

A Hindenburg ganhou sua reputação de cão de caça por prevaricação financeira em 2020, quando acusou a fabricante de veículos elétricos Nikola de mentir para os investidores sobre as capacidades de seu caminhão. O fundador da Nikola acabou sendo condenado por fraude.

O que acontece em seguida?

O principal advogado do Adani Group disse que a empresa estava considerando uma ação legal contra a Hindenburg. Em resposta, Hindenburg twittou que receberia tal ação e que mantém seu relatório.

Enquanto isso, a impressão negativa chega em um momento complicado para Adani, que pretende arrecadar US$ 2,5 bilhões com a emissão de novas ações da Adani Enterprises neste mês. A oferta será encerrada na terça-feira (7).

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